Checklist: de que preciso quando o bebé nascer?

Gravidez
4 mins leitura

Antes do parto, prepare tudo o que precisará de ter em casa quando regressar da maternidade. Assim, vai poder usufruir deste período com menos uma preocupação.

Durante os nove meses que antecedem a chegada do bebé, os pais têm muito tempo para se preparar e ainda bem. Mas, para que o consigam fazer, têm de saber o que devem incluir na sua lista de compras. Embora esta seja extensa - o bebé precisa de um local adequado para dormir, de vários produtos de higiene (do banho, da fralda, das zonas mais sensíveis, como o umbigo, entre outros), de roupa… -, aqui vai encontrar os básicos que deve ter em sua casa quando o bebé lá chegar. Para que não lhe falte nada.

 

Para o bebé dormir

Vai precisar de um berço/alcofa ou de uma cama de grades. Se optar pela alcofa, escolha uma de estrutura rígida e coloque-a dentro da cama do bebé ou num espaço amplo, para que não caia. A cabeceira do berço/ alcofa deve estar elevada a 30º. Compre dois resguardos para o colchão e 2-3 conjuntos de lençóis. Até o bebé fazer um ano opte por uma manta ou cobertor leve em vez de um edredão.

 

Cama de grades

Se adquirir uma cama de grades, esta deve obedecer às normas de segurança europeias e ter um colchão firme e ajustado ao tamanho da cama. A distância entre as barras das grades deve ser menor que 6 cm. Se quiser, compre um protetor almofadado para colocar ao longo da cama tenha o cuidado de o prender bem às grades.

 

Alimentação do bebé

Vai precisar de biberões, tetinas, aquecedor de biberões (opcional), um escovilhão e latas de leite em pó, sobretudo se não amamentar - mas mesmo que amamente ter um plano B em casa é uma boa ideia. Se existirem condições normais de higiene e as mãos forem bem lavadas não é necessário esterilizar ou ferver os biberões, bastando lavá-los com água quente, utilizando um escovilhão e detergente. Também se podem lavar os biberões na máquina de lavar louça. 

 

Para passear

Para transportar o bebé vai precisar de um carrinho com baby coque. Deve ter um saco/ mochila para transportar tudo aquilo de que o bebé vai precisar quando saírem - biberão/ leite artificial/ água quente, muda-fraldas dobrável (muitos sacos para bebé já incluem um), fraldas, toalhetes e uma fralda de pano caso o bebé bolce.

 

Vestuário do bebé

A roupa que comprar para o seu bebé deve ser confortável (permitindo a liberdade de movimentos) e prática de vestir e despir. Prefira peças de algodão e remova as etiquetas colocadas no interior da roupa, pois podem provocar comichão e irritação. Também necessitará de casacos e agasalhos mais substanciais para quando o bebé sair.

 

Mudar a fralda

Vai necessitar de fraldas descartáveis, um muda-fraldas (opcional), discos/quadrados de algodão e água de limpeza para limpar a pele do bebé e um creme barreira (com vitamina A e óxido de zinco) para aplicar na região perianal. Os toalhetes podem secar a pele e devem ser reservados para as saídas. Se os usar no dia a dia, assegure-se que não contêm álcool.

 

Zonas sensíveis

Para a higiene do bebé vai necessitar também de compressas e soro fisiológico para limpeza dos olhos se existirem secreções oculares e compressas para secar o coto umbilical depois de este ser lavado no banho. 

 

Banho do bebé

Para dar banho ao bebé vai precisar de uma banheira própria, gel indicado para o banho do bebé (com pH neutro, sem detergentes ou perfume) e, caso deseje, um termómetro para medir a temperatura da água. As toalhas para secar o bebé devem ser grandes e macias.

 

Hidratação

Para hidratar a pele do bebé após o banho necessitará de um creme emoliente/ hidratante específico. Vai precisar de um pente ou escova macia para pentear o cabelo do bebé (depois de seco). Depois do banho é a altura ideal para cortar as unhas ao bebé, que amoleceram, usando um corta-unhas próprio ou uma tesoura de bicos redondos. 

 

Quarto do bebé

Dê largas à sua imaginação na decoração desta divisão. Porém, deve privilegiar cores suaves, padrões que estimulem os sentidos e luz indireta. Segurança deve ser a palavra de ordem!