7 alimentos que ajudam a dormir melhor

Alimentação
3 mins leitura

Aquilo que comemos influencia a qualidade do nosso sono. Se, por um lado, há alimentos que a prejudicam, há outros que promovem uma noite tranquila.

Quando se trata de ter um bom sono, os hábitos de vida que adota são decisivos. Comportamentos como o tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína e o sedentarismo, que favorecem insónias, devem ser abolidos. Pelo mesmo motivo, a prática de exercício físico ao final do dia é de evitar. Por outro lado, há alimentos em que deve apostar para dormir melhor. Começando no leite e terminando no peixe, conheça sete deles aqui.

 

1. Leite e derivados

Afinal, parece que é mesmo verdade: beber um copo de leite antes de se deitar pode ajudá-lo a dormir melhor. Isto porque os laticínios são ricos em triptofano, um aminoácido das proteínas precursor da serotonina, um neurotransmissor cuja carência está associada à irritabilidade, hipersensibilidade e alterações do sono, entre outros. Por sua vez, a serotonina é utilizada para a produção de melatonina, hormona que não só ajuda a induzir o sono, como também melhora a sua qualidade. Por outro lado, o cálcio, mineral presente nos laticínios, intervém igualmente na regulação da produção de melatonina.

 

2. Ovos

A gema dos ovos contém ferro e cálcio, além de este ser um alimento rico em triptofano (cuja carência pode provocar insónias, entre outros sintomas). 

 

3. Espinafres

Mais uma razão para aumentar o seu consumo diário de verduras: os espinafres são ricos em magnésio, essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e saúde cerebral. Quando existe um défice deste mineral podem surgir sintomas como insónias e tremores, entre outras queixas.

 

4. Peru

Este tipo de carne uma fonte de triptofano e rico em cálcio - ambos promotores de um sono reparador.

 

5. Banana

Segundo um artigo publicado no Annals of the New York Academy of Sciences, além de potássio, a banana fornece uma grande quantidade de vitamina B6, que tem um papel importante na prevenção de insónias.

 

6. Frutos secos

Por serem ricos em triptofano, magnésio e gorduras ómega-3 e ómega-6, os frutos secos (nozes, amêndoas, pistácios) são uma boa opção para um snack se tiver fome antes de se deitar. Mas atenção à quantidade que ingere, os frutos secos são bastante calóricos.

 

7. Peixe

Também é uma boa fonte de triptofano, a juntar aos outros benefícios que advêm de ingestão regular de peixe. A sardinha, o salmão e o bacalhau são bons exemplos de peixes ricos em triptofano.