Hospital CUF Porto

Unidade de Implantes Auditivos

A surdez, qualquer que seja o seu grau, é causa de incómodo, afetando a perceção do meio ambiente e o modo como nos relacionamos com os outros.

Na criança a presença de surdez severa pode impedir a aquisição de linguagem e comprometer irremediavelmente a aprendizagem e a sua integração social. No adulto além da dificuldade de relacionamento com a família e amigos a surdez pode ser causadora de stress e afetar o desempenho profissional. Na terceira idade pode contribuir para o isolamento e depressão, existindo muitos estudos que apontam para uma associação entre surdez e demência. Em muitos casos consegue-se tratar a doença causadora de surdez através de métodos médicos ou cirúrgicos. Noutros casos restará a possibilidade de reabilitar a audição usando próteses auditivas ou dispositivos implantáveis.

 

A Unidade de Implantes Auditivos da CUF tem por objetivo primordial avaliar e reabilitar doentes com as mais variadas formas de surdez, desde as ligeiras às mais severas ou profundas, que impedem a comunicação áudio-oral.

 

É formado por, entre outros, elementos que em 1993 iniciaram a recuperação de deficientes auditivos profundos com implantes cocleares no Porto. Para além dos implantes cocleares para a surdez profunda, têm sido tratados doentes com surdez moderada e severa através da colocação de implantes osteointegrados, implantes ativos de ouvido médio e implantes ativos de condução óssea.

 

Neste momento, a Unidade de Implantes Auditivos é uma das unidades, pública ou privada, que realiza mais implantes em Portugal. Tem a maior casuística nacional de implantes ativos de ouvido médio e a única que colocou implantes ativos de condução óssea, introduzidos no mercado em Setembro de 2012.

A equipa é constituída por otorrinolaringologistas, audiologistas, terapeutas de fala e psicólogos, com experiência em implantologia auditiva, e coloca todos os tipos de implantes com sucesso, sendo inovadora e pioneira nesta área.

 

Áreas de Atuação:

 

  • Audição e Reabilitação Auditiva
  • Implantes Cocleares
  • Estimulação Eletro Acústica
  • Implantes Osteo Integrados
  • Implantes Ativos do Ouvido Médio


 

A Unidade dos Implantes Auditivos da CUF encontra-se estabelecida no Hospital CUF Infante Santo e no Hospital CUF Porto e possui equipas de profissionais de saúde experientes no tratamento desta patologia

Consultas

Veja as nossas consultas na Unidade de Implantes Auditivos e faça a sua marcação.

Conheça esta Unidade Autónoma na rede CUF