CUF Talks

CUF Talks | A vida depois do cancro

04 Fev 2022
Horário
12h
Local
Online

Pode assistir ao webinar através do Facebook da CUF aqui

 

Para assinalar o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, a CUF Oncologia organiza uma CUF Talk dedicada a todas as pessoas que tiveram cancro, superaram a doença e vivem para além do cancro, mas também, a todas as pessoas que estão a lidar com a doença neste momento.

Sabemos que a incidência das doenças oncológicas tem vindo a crescer e assim continuará nas próximas décadas. É possível que em 2030 se atinjam os 23.6 milhões de novos casos diagnosticados de cancro a nível mundial.

No entanto, nos últimos anos assistimos a avanços significativos no controlo do cancro, incluindo pela primeira vez  a redução das taxas de mortalidade. Este facto deve-se, por um lado, à  implementação de rastreios para diagnóstico precoce em algumas patologias como o cancro da mama, do colo do útero, dos tumores colorretais, por outro lado à inovação científica e médica com o desenvolvimento de novos e melhores.

Atualmente mais de 50% dos doentes (nos países ocidentais) sobrevivem mais de 5 anos após o diagnóstico, o que não acontecia há 40 anos. Porém, existem desafios físicos, emocionais e socioeconómicos, tanto para os sobreviventes como para os profissionais de saúde, que este novo paradigma trouxe para a esfera dos cuidados e da vivência com as doenças oncológicas.

"A vida depois do cancro" é o mote de uma conversa que conta com a visão dos profissionais de saúde e de pessoas que sobreviveram ao cancro.

CUF Talks | A vida depois do cancro
Lembrete
Quer receber um lembrete no dia do evento?