Testes à COVID-19

Nos Hospitais e Clínicas CUF

Na CUF estamos preparados para responder a todas as necessidades dos nossos clientes, em todos os momentos e circunstâncias.

 

Estamos equipados para fazer testes à COVID-19 de forma rápida, eficiente e segura.

Esclareça todas as suas dúvidas!
Teste Serologico COVID
Receção CUF
Acordos
Prescrição Testes COVID-19
Acordos
Testes COVID-19 - viajar
Marque já o seu teste de diagnóstico à COVID-19

Se já tem prescrição médica ou se pretende realizar o teste a título particular ou porque vai de viagem, não precisando nestes casos de apresentar a prescrição, agende diretamente o teste aqui

Que tipos de testes se realizam na CUF?

Existem dois tipos de testes disponíveis nos Hospitais e Clínicas CUF:

Testes diagnóstico (PCR)
Testes serológicos

Permitem saber se a pessoa está ou não infetada pelo novo Coronavírus através da recolha de uma amostra de produto (exsudado) através do nariz (até à nasofaringe), com recurso a uma zaragatoa

Permitem avaliar se uma pessoa tem anticorpos específicos para o novo coronavírus no sangue. Este segundo tipo de testes realiza-se através de uma pequena colheita de sangue que é depois analisada em laboratório.

Teste de Diagnóstico COVID
Perguntas frequentes
Preciso de marcar a realização do teste?

Os testes de diagnóstico (PCR) requerem marcação prévia. Para marcar deve ligar para o seu hospital ou clínica CUF (ver contactos abaixo). Os testes serológicos não requerem marcação.

Tenho de ir em jejum para a realização do teste?

Não é necessário estar em jejum para realizar nenhum dos testes à COVID-19.

Preciso de uma consulta antes de fazer o teste?

Caso tenha sintomas compatíveis com a COVID-19, é aconselhável ser avaliado pelo seu médico assistente antes da realização do teste; no entanto, para a realização do teste não é obrigatório ir a uma consulta.

No dia da realização do teste, caso pretenda realizar o mesmo, através um seguro ou subsistema de saúde, deve ter consigo a respetiva prescrição médica do teste. No entanto, se pretender realizar o teste a título particular, ou se tiver agendada uma viagem internacional ou para os Açores e Madeira, não necessita de apresentar uma prescrição médica. No caso dos clientes que vão viajar, apenas precisam apresentar o respetivo bilhete ou cartão de embarque.

É obrigatório levar prescrição médica?

Caso pretenda realizar um teste COVID-19 a título particular, quer se trate de um teste diagnóstico (PCR), ou de um teste serológico, não é obrigatório a apresentação de prescrição médica aquando a realização do mesmo. No entanto, o teste de dianóstico (PCR) carece de marcação prévia. 

Está também isento da obrigatoriedade de prescrição médica caso tenha uma viagem agendada para destino internacional ou para a Madeira e Açores. Neste caso, pode realizar o seu teste, mediante apresentação do respetivo bilhete ou cartão de embarque de avião, comboio ou autocarro.

Nota: Na CUF são aceites prescrições do Serviço Nacional de Saúde (exceto Hospital CUF Descobertas)

Como posso obter uma prescrição?

Caso não tenha prescrição médica para a realização de um teste à COVID-19, deve marcar uma Consulta ou Teleconsulta de Medicina Geral e Familiar ou de Medicina Interna. Para marcar a consulta, pode fazê-lo através do My CUF.

Nota: Na CUF são aceites prescrições do Serviço Nacional de Saúde (exceto Hospital CUF Descobertas)

A prescrição médica do SNS é aceite na CUF?

Sim. Na CUF são aceites prescrições do Serviço Nacional de Saúde, à exceção do Hospital CUF Descobertas.

Quanto tempo demora a obter o resultado?

O resultado do teste diagnóstico (PCR) à COVID-19 e do teste serológico fica disponível num prazo máximo de até 48 horas. 

Como acedo ao resultado do teste?

Todos os resultados dos testes ficarão disponíveis no My CUF (deverá ter uma conta My CUF com acesso completo - para mais informação, aceda ao My CUF.

No caso do teste diagnóstico (PCR), e caso o resultado seja positivo, será contactado por telefone pelos profissionais de saúde da CUF. 

Caso o resultado seja negativo, saiba aqui onde e como ter acesso ao mesmo, dependendo do seu hospital ou clínica CUF.

Vou ser sujeito a uma cirurgia, que devo fazer?

Se vai realizar um teste diagnóstico (PCR) à COVID-19 devido a uma intervenção cirúrgica ou procedimento invasivo, deve seguir as indicações dadas pelo seu Hospital ou Clínica CUF.

Sobre a comparticipação dos testes nestes casos, deve entrar em contacto com a sua seguradora, sendo que a maioria das seguradoras e subsistemas comparticipam o teste nestas situações.

Tenho sintomas de COVID-19, que devo fazer?

As indicações acima aplicam-se a todos os clientes que queiram ou precisem de realizar um teste à COVID-19 e sejam assintomáticos. Caso tenha sintomas como tosse, febre e dificuldade respiratória, deve dirigir-se a um serviço de Atendimento Permanente CUF.

Especialistas analisam diferenças entre testes diagnóstico e testes serológicos

Em que situações devo fazer o teste à COVID-19?

De acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), os testes PCR devem ser realizados em todas as pessoas com suspeita de terem doença COVID-19 e após avaliação clínica de profissionais de saúde habilitados para o efeito.

Nos hospitais e clínicas CUF, para segurança de todos, é pedida a realização de um teste de diagnóstico nos seguintes casos:

  • Qualquer doente entre as 48 e as 72 horas anteriores à realização de alguns procedimentos invasivos com sedação ou cirurgia
  • Grávidas antes do parto (caso o parto seja marcado, o teste deve ser realizado 48 horas antes; caso seja parto espontâneo, será realizado na altura da admissão)
  • Qualquer doente antes de um internamento nos hospitais CUF, independentemente da razão do internamento
  • Os pais que queiram assistir ao parto no Hospital CUF Porto.

Relativamente aos testes serológicos, devem ser realizados por todos aqueles que suspeitam já ter tido COVID-19 para avaliar da respetiva imunidade.