Unidade do Pé e Tornozelo
Esta Unidade está vocacionada para o tratamento de patologias do pé e tornozelo conjugando as mais modernas técnicas de diagnóstico com as mais recentes técnicas de tratamento cirúrgico e encontra-se integrada no Centro de Ortopedia e Traumatologia da CUF.
Assim esta é uma unidade que foi desenvolvida para dar resposta aos problemas do pé e do tornozelo de uma sociedade que se debate com os desafios constantes da atividade física, do excesso de peso e da vida sedentária que provocam problemas na base de sustentação do aparelho locomotor que são as articulações do pé e o tornozelo.
O mundo moderno tem estimulado as pessoas saudáveis ao exercício físico porque é moda, porque faz bem, porque emagrece sem, no entanto, incutir na população a necessidade de uma avaliação das características do pé e do calçado para a realização de tarefas muitas vezes exigentes para aquele corpo, peso e para aquela idade.
Com a idade as características do nosso pé mudam e é necessário muitas vezes adequar o tipo de exercício físico e resolver os múltiplos problemas que se vão desenvolvendo nesta região.
Do atleta regular ao atleta de fim de semana, ao super-atleta que exagera nos treinos até ao homem ou mulher que gostam de caminhar ou que apenas anda calçado na sua vida atarefada do dia a dia, nenhum gosta de deambular em cima de um pé ou tornozelo que é doloroso. O pé tem deformidades que são incapacitantes, seja nos dedos seja do calcanhar ou nos ligamentos da planta do pé, e que exigem decisões de tratamento importantes e atempadas, sempre com o objetivo de ter uma recuperação funcional curta.
O pé pode ser o foco de diversas patologias inflamatórias e reumatismais bem como de distúrbios funcionais que culminam em deformidades dolorosas difíceis de conciliar com o calçado standard e com qualquer atividade física.
As patologias mais frequentes do tornozelo e pé que se tratam nesta unidade são :
Áreas de Atuação:
- Joanete
- Deformidades dos dedos (dedos em garra, em martelo)
- Fascite Plantar
- Neuroma de Mortom
- Pés planus (pé chato)
- Pes Cavus
- Hallux rigidus
- Tenossinovites , tendinites e bursites
- Roturas e Tendinite do Tendão de Aquiles
- Esporão do calcâneo
- Entorses do tornozelo
- Instabilidades do tornozelo (interna ou externa)
- Artrose do tornozelo
- Fraturas dos ossos do pé ou tornozelo
- Fraturas do Calcâneo
Do armamentarium para tratamento destas lesões os cirurgiões usam técnicas minimamente invasivas e outras percutâneas, para além de técnicas endoscópicas que permitem uma rápida recuperação. No entanto um planeamento pré-operatório rigoroso e adequado a cada caso exige, imagem em diversas posições e ortostatismo com tecnologia única em Portugal EOS (Rx de corpo inteiro e de baixa radiação), a podoscopia, o estudo da marcha para além da reprodução das deformidades graves e complexas em modelos 3D, utilizados para o planeamento pré-operatório.
A Unidade de Cirurgia do Pé e Tornozelo da CUF encontra-se estabelecida no Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Descobertas e é hoje uma das unidades por onde passam internos e jovens especialistas com interesse na patologia desta região tendo em conta que é uma unidade do Centro de Ortopedia e Traumatologia com Idoneidade Formativa dada pela Ordem dos Médicos e a nível internacional é centro de treino reconhecido como Centre of Excelence for teaching and treating pathology of the Foot and Ankle pela ESSKA (European Society of SportsTraumatology, Knee Surgery and Arthroscopy).