Chalázio

O que é?
Sintomas
Causas
Diagnóstico
Tratamento
Prevenção

É um granuloma inflamatório crónico de uma glândula que provoca um pequeno nódulo da pálpebra.

O chalázio surge nos adultos e também nas crianças como um pequeno nódulo numa pálpebra. Pode começar como uma pequena zona vermelha, inchada e dolorosa na pálpebra e após alguns dias a dor tende a desaparecer mantendo-se o inchaço.

Pode aparecer um pequeno nódulo ou inchaço em zona da pálpebra com pele vermelha, dolorosa, acompanhado de desconforto ocular, olho lacrimejante, irritado e visão turva.

Existem pequenas glândulas nas pálpebras superiores e inferiores (glândulas meibomianas) que produzem óleo que se mistura com as lágrimas para humedecer e proteger os olhos. Se as glândulas estiverem obstruídas por inflamação ou se a consistência do óleo se alterar, pode originar um chalázio. Por vezes, uma infeção pode estar na sua origem, embora seja raro.

O diagnóstico é baseado nos sintomas e no exame ocular, não sendo, de modo geral, necessário outros exames. O médico assistente pode recomendar a consulta da especialidade de Oftalmologia.

Para tratá-lo recorre-se à cirurgia que consiste em fazer uma pequena incisão vertical no lado interno da pálpebra. O seu conteúdo é então drenado através desse pequeno corte. Este procedimento é indolor e pode ser necessário recorrer a uma sutura, caso o chalázio seja de dimensão maior. Não é preciso internamento, tendo o procedimento a duração de cerca de 30 minutos. O paciente tem alta de seguida, com penso oclusivo e terapêutica para aplicar.

A limpeza da zona dos olhos deve fazer parte da limpeza facial diária. Deve sempre recordar que não deve esfregar os olhos e  garantir que as mãos estão limpas antes de tocar nos olhos. Os olhos devem sempre ser protegidos de poeiras e da poluição do ar, usando óculos escuros ao ar livre e óculos  de segurança ao utilizar máquinas (como ferramentas elétricas). Para evitar que um chalázio se desenvolva ou se repita, a utilização de toalhetes de limpeza podem impedir que as glândulas sebáceas fiquem obstruídas, sobretudo se usar maquilhagem; respeite os prazos de validade e substitúa os produtos de maquilhagem com frequência.

Fontes:

Medical News Today

WebMD