CUF reforça Programa de Deteção Precoce de Cancro do Pulmão

No âmbito das Unidades de Cancro do Pulmão, Norte e Sul, da CUF Oncologia foram reforçados os circuitos e as equipas de especialistas que realizam este programa, direcionado a populações de risco elevado de desenvolver cancro do pulmão, nomeadamente, fumadores de longa duração e ex-fumadores, entre os 50 e os 75 anos de idade.

Este programa é também muito direcionado à mulher, uma vez que os estudos apontam para um crescimento do consumo de tabaco pelas mulheres nas últimas décadas. As investigações mais recentes também sugerem que as  mulheres fumadoras apresentam maior risco de desenvolver cancro do pulmão que o homem fumador. O mesmo se verifica nas mulheres não fumadoras com risco acrescido de cancro do pulmão em relação aos homens. 

O cancro do pulmão é uma das principais causas de morte oncológica, em parte, resultante do diagnóstico tardio por ausência de sintomas em fases iniciais da doença. A deteção precoce é, por isso, fundamental dado que pode proporcionar uma terapêutica eficaz e melhorar a sobrevivência. 

O rastreio em cancro do pulmão não se encontra estabelecido na maioria dos países, ao contrário de outros programas, nomeadamente no cancro da mama, cancro colorretal ou cancro do colo do útero. Porém, existem estudos com vários anos de investigação que apontam as vantagens de se estabelecerem programas de deteção precoce para esta doença oncológica, nomeadamente a orientação terapêutica célere em caso de diagnóstico de cancro do pulmão, a orientação para cessação tabágica (se desejada) e também a orientação perante deteção de outras doenças respiratórias ou de outros órgãos ou sistemas quando relacionadas com o tabagismo.

Na CUF, o programa de deteção precoce de cancro do pulmão é realizado nos hospitais CUF Descobertas, Tejo e Porto com as respetivas equipas multidisciplinares de especialistas em cancro do pulmão, podendo vir a ser alargado a outras unidades da rede. O programa consiste na avaliação anual em consulta, associada à realização de uma Tomografia Computorizada (TC) do tórax  de baixa dose. Poderá, ainda, ser definido um plano de cessação tabágica personalizado e adaptado às circunstâncias de cada pessoa. No mesmo dia, o cliente realiza a consulta e os exames necessários, recebendo os resultados em poucos dias com indicação dos próximos passos.

Segundo António Bugalho, pneumologista e coordenador da Unidade de Cancro do Pulmão da CUF Oncologia em Lisboa, “a TC de tórax com protocolo de baixa dose de radiação, permite a identificação precoce de nódulos pulmonares, possibilitando uma redução da mortalidade por cancro do pulmão, de acordo com os dados publicados pelo National Lung Screening Trial e estudo Nelson”.

Para Bárbara Parente, coordenadora norte da CUF Oncologia e responsável pela Unidade de Cancro do Pulmão a norte,“este passo da medicina é muito significativo na abordagem ao cancro do pulmão, não só porque vai permitir tratar um maior número de doentes duma forma radical, poupando muitas vidas, como também, tendo em conta o seu bom estado geral,  existe uma maior possibilidade de alargar o uso de   tratamentos inovadores, permitindo assim um aumento da sua qualidade de vida. Enche-nos de esperança num futuro melhor para os nossos doentes.”
 

No contexto atual de pandemia, as medidas de segurança adotadas pelos hospitais e clínicas CUF permitem a vigilância contínua dos seus doentes e a necessária realização dos exames de diagnóstico.

 

As marcações da Consulta de Deteção Precoce de Cancro do Pulmão são realizadas através da Linha CUF Oncologia 800 100 077.

 

Saiba mais sobre este Programa aqui

 

cartaz de mulher meia idade cancro do pulmão
cartaz de homem meia idade cancro do pulmão