CUF e Oceanário criam viagem ao mundo marinho

Parceria inédita alivia dor e ansiedade das crianças nos hospitais

O Oceanário de Lisboa e a CUF uniram-se numa parceria inovadora para transformar a experiência de crianças em contexto hospitalar. Através de óculos de realidade virtual, os mais pequenos podem agora «mergulhar no fundo do oceano», numa viagem imersiva de 360.º que os transporta para dentro dos aquários do Oceanário com o objetivo de os tranquilizar, aliviando a dor e ansiedade em momentos de maior fragilidade, como a vacinação ou análises clínicas.

 

Pela primeira vez, é possível ver os aquários através dos olhos dos mergulhadores do Oceanário  — uma perspetiva única, envolvente e emocional. Com a ajuda de uma narração orientadora, cuidadosamente desenhada para informar e confortar, as crianças são guiadas por tubarões, cardumes e raias, num universo calmo e encantador.  Esta componente narrativa tem como objetivo desviar a atenção dos ruídos e gestos dos atos clínicos, promovendo, além de uma maior sensação de segurança e conforto, o estímulo à curiosidade e aprendizagem.

A iniciativa surge da vontade comum de ambas as instituições em abraçar uma causa maior: o bem-estar das crianças, nomeadamente na gestão da dor e da ansiedade em ambiente clínico. Nesta primeira fase do projeto, a experiência será disponibilizada às crianças entre os 5 e os 12 anos de idade, durante a administração de vacinas. No futuro, será alargada a mais situações  clínicas, como: análises clínicas, troca de pensos, colocação de gesso, tratamentos ou pequenos procedimentos.

 

«Este projeto mostra como a natureza — mesmo à distância — pode cuidar. Levar o mar até às crianças num momento vulnerável cria um instante de paz, de aprendizagem e de sonho, onde antes havia preocupação», afirma Diogo Geraldes, Diretor de Educação do Oceanário de Lisboa, reforçando ainda que o Oceanário de Lisboa procura criar relações emocionais positivas com o oceano, como ponto de partida para a sua compreensão e proteção. «A enorme curiosidade que os animais marinhos despertam, aliada ao efeito calmante do ambiente subaquático, cria um momento terapêutico único».

 

O Coordenador do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, Hugo de Castro Faria, sublinha que «com este projeto diferenciador que evoca o mundo mágico do fundo do mar — tão presente no imaginário dos mais pequenos -  queremos tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor para as crianças. Esta é uma grande preocupação que temos, na CUF». Nesta primeira fase de implementação, explica que o principal objetivo é reduzir a resistência à vacinação, essencial para prevenir doenças graves. «Há evidência de que, através de experiências imersivas como esta, é possível melhorar a gestão da ansiedade e da dor em momentos delicados, como a vacinação. Isto permite torná-los mais agradáveis para toda a família e aumentar a adesão»

O pediatra da CUF acrescenta que o projeto tem também um cariz científico: “Com base na observação direta, será desenvolvido um estudo com o intuito de medir o impacto desta tecnologia na redução da dor, do stress e da resistência das crianças aos atos clínicos”.

 

O oceano, uma vez mais, mostra-nos caminhos inesperados para cuidar e, também, para investigar. Mais do que uma distração, esta experiência é uma ferramenta complementar de humanização dos cuidados de saúde, aliando tecnologia, ciência, educação e emoção. 

O projeto-piloto arranca nos hospitais CUF Cascais e CUF Descobertas, com o plano de, em breve, estender-se a mais hospitais da rede e abranger um número crescente de procedimentos clínicos, sempre com o objetivo de tornar a experiência hospitalar mais tranquila e acolhedora para as crianças.

 

Sobre o Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência mundial. O equipamento, um dos mais visitados em Portugal, tem como missão promover o conhecimento do oceano, sensibilizando para sua conservação através da alteração de comportamentos. O Oceanário desenvolve atividades educativas, colabora em projetos de investigação científica e de conservação da biodiversidade marinha que promovem o desenvolvimento sustentável do oceano. 

www.oceanario.pt
www.facebook.com/Oceanario.de.Lisboa | www.instagram.com/oceanariodelisboa | www.youtube.com/user/OceanarioLisboa