Sabia que o sucesso pode esconder ansiedade?

Cérebro e saúde mental
Prevenção e bem-estar
5 mins leitura

Quem sofre de ansiedade altamente funcional demonstra sucesso, trabalho, confiança, organização e até perfecionismo mas pode precisar de ajuda.

A ansiedade é um dos problemas de saúde mental mais comuns. Milhões de pessoas sofrem de distúrbios de ansiedade que variam entre alguns episódios ocasionais e perturbações graves - envolvendo crises de pânico e outros sintomas físicos debilitantes - que ameaçam seriamente o dia a dia. Já a ansiedade altamente funcional ainda não é diagnosticada como um distúrbio isolado de outros tipos de ansiedade, mas começa a ser cada vez mais referida na literatura. Quem sofre deste tipo de ansiedade, para os outros está tudo bem, demasiado até; por dentro, a pessoa trava uma luta para manter o equilíbrio.

 

O que é a ansiedade altamente funcional?

Quem sofre com ansiedade - da separação, financeira, relacionada com fobias - sente-se frequentemente diminuído nas suas capacidades, incapaz de lidar com as solicitações e as emoções do dia a dia. No extremo oposto, a ansiedade altamente funcional caracteriza-se por uma enorme eficiência e capacidade de trabalho, muito acima da média. Para quem está à volta, uma pessoa nessa situação demonstra ser um excelente profissional, incansável, bem organizado, com a sua agenda sempre preenchida e também com uma vida social intensa e tempo para atividades de lazer.

É daí que vem a expressão “altamente funcional”. Não se trata apenas de trabalhar muito, tratar da família, ter amigos e hobbies, mas de conseguir gerir tudo de uma forma avassaladora para a maioria das pessoas. Subjacente a esta perturbação da ansiedade pode existir um sentimento de insegurança que impele a pessoa a fazer sempre mais e melhor.

 

Sabia que...

A maioria das pessoas com perturbações de ansiedade procura afastar-se de situações, evita criar momentos de stress. As pessoas com ansiedade altamente funcional fazem o oposto, avançam e esforçam-se ao máximo - por vezes em exagero - para ultrapassar a situação, escondendo pânico interior.

 

Quais os sinais de ansiedade altamente funcional?

Procurar ser melhor do que os outros, estar sempre disponível e ter muita atenção aos detalhes não são aspetos negativos, exceto quando se tornam preocupações que se sobrepõem a tudo e controlam todos os aspetos da nossa vida. É isso que acontece com a ansiedade altamente funcional. Quem tem esta condição está sempre a querer fazer mais e melhor, porque tem medo que seja insuficiente, combatendo uma sensação constante de estar no “fio da navalha”. Este tipo de comportamento pode ter aspetos positivos e negativos em oposição:

 
Positivo Negativo
Perfecionista Medo de falhar
Cumpridor Precisa de aprovação
Sempre disponível e proativo Não consegue dizer “não”
Bons resultados Pessimista, antecipa os piores cenários
Calmo perante os outros Incapaz de relaxar
Sempre ocupado Problemas de sono e distúrbios alimentares
Organizado Pensa e analisa demasiado as coisas
Sociável Esconde as emoções
 

O que causa a ansiedade altamente funcional?

São vários os fatores que podem contribuir para este tipo de ansiedade, incluindo história familiar semelhante ou de outras perturbações de ansiedade. Eventos traumáticos ao longo da vida, pessoais ou profissionais, também têm esse efeito. Condições médicas como alterações na tiroide, ou problemas diagnosticados do foro mental têm igualmente potencial para causar ansiedade, altamente funcional ou não. O mesmo para o consumo excessivo de álcool ou drogas, bem como os possíveis efeitos da abstinência dessas substâncias.

 

Não sendo diagnosticável, como se identifica?

A ansiedade altamente funcional não é atualmente identificada como uma perturbação de ansiedade por si só, desde logo pela dificuldade em entender alguns dos sinais positivos como sendo sintomas de alguma perturbação. Para identificar uma perturbação de ansiedade social ou ansiedade generalizada, por exemplo, o médico realiza a anamnese (história clínica) e o exame físico, de forma a confirmar que não existe outra condição médica a causar os sintomas de ansiedade. Excluída patologia do foro orgânico, o profissional de saúde especialista em saúde mental identifica a perturbação e define o tratamento.

 

Qual o tratamento?

Para uma perturbação de ansiedade diagnosticada, o controlo sintomático e tratamento das perturbações de ansiedade inclui psicoterapia e outras terapias cognitivas, que ajudam a lidar com o problema, o que pode incluir exercícios de respiração, meditação e relaxamento muscular. Pode ser necessária medicação farmacológica para controlar as perturbações de ansiedade.

 

Como prevenir a ansiedade altamente funcional?

Quer seja um complemento ao tratamento ou a tentativa de lidar com a ansiedade “normal” na nossa vida - de forma a controlar os níveis de stress e evitar distúrbios mais graves -, existem várias formas de tornar o estilo de vida mais saudável, tanto em termos físicos como mentais:

  • Limitar o consumo de cafeína, nicotina ou álcool
  • Ter uma alimentação saudável e fazer exercício físico
  • Experimentar meditação e técnicas de relaxamento
  • Acordar cedo e manter uma boa rotina de sono

 

Quando procurar o médico?

Pedir ajuda para lidar com a ansiedade, ou mesmo saber quando o fazer, pode ser difícil. Isso torna-se ainda mais complicado no caso de ansiedade altamente funcional. Além de aos olhos dos outros estar tudo aparentemente bem, a procura do perfecionismo e da superação pessoal leva muitas vezes a que o apoio médico à saúde mental seja visto como um sinal de “falhanço” ou de “fraqueza”, sendo evitado.

Fale com o seu médico se estiver a sentir-se assoberbado, mais cansado ou com dificuldades em ter um sono reparador se tiver recorrentemente alterações do humor e de apetite ou se for difícil manter o equilíbrio nas tarefas do dia a dia.

Fontes:

Cleveland Clinic, fevereiro de 2023

Medical News Today, fevereiro de 2023

Queensland Government, Queensland Health, fevereiro de 2023

Publicado a 02/05/2023
Tags
Doenças