Estar sentado reduz os benefícios do exercício físico?

Desporto
Prevenção e bem-estar
3 mins leitura

Uma percentagem dos benefícios do exercício físico é perdida se depois passarmos muito tempo sentados, um hábito comum para quem trabalha à secretária.

Não é novidade que passar muito tempo sentado diariamente (seja a trabalhar, ver televisão, ler, conduzir) está associado ao desenvolvimento de hipertensão, diabetes e obesidade, entre outras patologias. Agora imagine que costuma correr regularmente. Até faz todo o sentido pensar que os benefícios que colhe ao fazer uma corrida matinal todos os dias vão colmatar o facto de passar as oito horas seguintes sentado à secretária. Mas, infelizmente, parece que não é bem assim.

 

O que diz o estudo

Uma investigação conduzida por uma equipa de cardiologistas da University of Texas Southwestern Medical Center permitiu concluir que cada 60 minutos que passamos sentados "apagam" 8% dos benefícios para a saúde que ganhámos em 60 minutos de corrida (ou outro tipo de exercício físico considerado vigoroso). Ou seja, se correr durante 60 minutos de manhã e depois estiver sentado durante dez horas, vai perder cerca de 80% dos benefícios que obteve com a corrida.

Se se tratar de uma atividade física de intensidade moderada, a percentagem a subtrair ainda vai ser maior: cada hora que estamos sentados "rouba" 16% aos benefícios ganhos através de 60 minutos de exercício.

 

Não desanime!

Este estudo, que envolveu 2223 participantes, foi divulgado em julho de 2014 na publicação Mayo Clinic Proceedings e deve servir de alerta a quem pratica exercício físico e tem um trabalho sedentário ou, por outra razão, passa muito tempo sentado. A solução não passa por desistir de praticar exercício físico (antes pelo contrário), mas sim reduzir o tempo que está sentado, mesmo no emprego - segundo um dos responsáveis por esta pesquisa, quando estamos sentados por períodos prolongados, qualquer tipo de movimento é positivo.

 

Faça isto no escritório para manter os benefícios do exercício físico

Durante o seu dia de trabalho, siga estes seis conselhos:

  1. A cada 20 minutos levante-se, estique as pernas, role o pescoço e os ombros.
  2. Enquanto estiver sentado mude de posição com regularidade.
  3. Quando tiver de usar o telemóvel aproveite para caminhar pelo escritório.
  4. Se sair para almoçar, utilize as escadas em vez do elevador. Caminhe um pouco durante a hora de almoço.
  5. Uma investigação apresentada no encontro anual do American College of Sports Medicine (em 2013), apurou que as pessoas são cerca de 30% menos ativas, em termos globais, nos dias em que praticaram exercício físico. Tente contrariar esta tendência!
  6. Quando chegar a casa, todos os dias, deverá ter caminhado 10 000 passos - adquira um pedómetro e tente atingir este objetivo. A ciência defende que esta simples medida permite melhorar a nossa saúde de forma significativa.

 

Atenção!

Um estudo que envolveu 17 000 canadianos e que decorreu ao longo de 12 anos verificou que quanto mais tempo as pessoas passavam sentadas, mais precocemente morriam - independentemente da idade, peso ou se eram ou não praticantes de exercício físico.