Benefícios do desporto infantil

Bebés e crianças
Prevenção e bem-estar
2 mins leitura

A prática desportiva visa desenvolver o potencial psicomotor, sendo também um fator de sociabilização, através do convívio e do trabalho em equipa.

De modo a ocupar os tempos livres das crianças e proporcionar-lhes uma formação completa, muitos pais optam por proporcionar aos filhos diversas atividades não abrangidas pela escola, sendo as desportivas as preferidas.

Uma vez que existem regras e as crianças aprendem a respeitá-las, a prática desportiva promove também eficazmente a disciplina.

 

Para além dos benefícios físicos, na prevenção da obesidade e doenças cardiovasculares, fortalecimento de músculos, ossos e articulações, é de igual importância a possibilidade de modular comportamentos, promovendo os adequados e inibindo os indesejados. O desporto proporciona uma série de situações e vivências, levando a criança a experimentar várias emoções e aprender a lidar com elas. Para além disso, possui uma faceta lúdica muito forte, o que vai facilitar a relação entre os seus pares.

 

O desporto ajuda a desacelerar o ritmo nas crianças agitadas, fazendo com que se sintam mais tranquilas. Por outro lado, como há regras a que se têm que submeter sem contestar, permite-lhes aprender a controlar a ansiedade e a impulsividade. A intervenção do professor ou treinador é fundamental, pois existem metodologias específicas para integrar estas crianças num grupo, promovendo a harmonia deste.

 

Em crianças com desempenhos escolares médios, o desporto pode ser um ótimo instrumento de valorização e reconhecimento pessoal, contribuindo em muito para a auto-estima, para além de se verificar que crianças mais ativas têm um melhor aproveitamento escolar. É importante mantê-lo como forma de ocupação, funcionando com um grande coadjuvante para o desenvolvimento da criança.