A história de Mariana e Mafalda
Aos 38 anos Sónia Fernandes e o marido aguardavam a chegada das gémeas Mariana e Mafalda. Escolheram a Maternidade CUF para o acompanhamento da gravidez e para o parto. O plano não correu exatamente como esperado, as gémeas nasceram prematuras. Sónia conta-nos toda a sua experiência e como a equipa da Maternidade CUF a ajudou a ultrapassar este momento.
O dia do nascimento
"Na manhã do dia 21 de julho de 2021 a minha tensão arterial subiu substancialmente, sendo também evidente o edema nos membros inferiores. Estabeleci um contacto telefónico com a Obstetra que me acompanhou ao longo de toda a gravidez e que nesse dia, me orientou de uma forma muito profissional, sugerindo que fosse imediatamente a uma consulta de enfermagem no Hospital CUF Porto. Ao longo da referida consulta foi diagnosticada pré-eclampsia, o que motivou o meu internamento no próprio dia.
Destaco ao longo deste processo o profissionalismo da equipa de enfermagem e a disponibilidade, empatia e competência da Obstetra que me acompanhou. A equipa de enfermagem revelou-se ao longo de todo o processo disponível e extremamente apoiante. O parto foi realizado por cesariana por volta das 22:30h, nesse mesmo dia.
A maior preocupação foi a saúde das minhas bebés, o facto de não ter a certeza se estavam bem. No entanto, toda a equipa clínica me prestou os devidos cuidados e esclarecimentos, tendo sentido o tempo todo que não estava sozinha.
A melhor recordação foi o momento em que ouvi o choro das minhas filhas logo que nasceram."
Nunca me senti sozinha
O internamento na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais
Com o nascimento às 34 semanas, as gémeas tiveram de permanecer na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, a Mariana Miguel esteve internada na Neonatologia 17 dias e a Mafalda Miguel 26 dias.
"O que mais valorizei foi o facto de nunca me sentir sozinha durante os 5 dias em que estive internada. A equipa clínica mostrou-se sempre disponível, atenciosa e prestável". É difícil descrever a Maternidade CUF numa só palavra mas eu escolho a palavra excecional. Porque se revelaram profissionais e humanos ao longo de todo o processo. Os adjetivos que melhor qualificam a equipa clinica que me acompanhou são: profissionalismo, empatia, altruísmo e capacidade para me encorajar num momento especialmente exigente para a minha família."
Conheça a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital CUF Porto aqui.
"Foi sempre uma referência pelos anos de experiência na realização de partos e pelos testemunhos de várias amigas que escolheram ter os filhos no Hospital CUF Porto."