Investigação

O que fazemos

A CUF Academic Center é responsável pela investigação desenvolvida na CUF, quer sejam ensaios clínicos ou projetos de investigação independentes. 

Esta atividade passa em grande medida pela captação de Ensaios Clínicos, fundamentais ao desenvolvimento e afirmação dos centros clínicos CUF, e pelo incentivo ao desenvolvimento de projetos de Investigação e Translação.  

Centro de Investigação

O Centro de Investigação tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento científico, tanto na captação e realização de Ensaios Clínicos, como no acompanhamento de projetos de investigação de iniciativa do investigador.

O Centro assegura aos investigadores e promotores todas as condições necessárias para conduzirem os seus projetos de investigação. Este contacto próximo e permanente com a inovação científica, garante uma atualização constante dos nossos profissionais e da sua prática clínica, colocando ao serviço dos clientes terapêuticas/dispositivos altamente diferenciadores. 

A investigação é, por isso, fundamental na prestação de cuidados de saúde de excelência, de forma segura e efetiva.

 

Esperamos por si

Somos o seu parceiro de referência no desenvolvimento de projetos de investigação, quer seja promotor ou investigador.

Conheça o Ensaios Clínicos a decorrer na CUF

Investigação

Apoio à Investigação

A CUF considera estratégico para o desenvolvimento da atividade de prestação de cuidados de saúde o desenvolvimento do seu capital humano, procurando incentivar e financiar o aperfeiçoamento e atualização dos seus profissionais de saúde. 

Bolsas de doutoramento

Medicina

Estas bolsas destinam-se a médicos que exerçam a sua atividade assistencial nas unidades CUF e que estejam a realizar programas de doutoramento em escolas de medicina nacionais. Com o objetivo de incrementar a capacitação clínica e científica destes profissionais são atribuídas anualmente até um máximo de cinco bolsas, no valor total de 100 mil euros.

 

Enfermagem e Técnicos

Estas bolsas destinam-se a enfermeiros e técnicos que exerçam a sua atividade assistencial nas unidades CUF e que estejam a realizar programas de doutoramento em universidades nacionais. São atribuídas anualmente até um máximo de cinco bolsas, no valor total de 25 mil euros.

Bolsa D. Manuel de Mello

A Fundação Amélia de Mello instituiu esta bolsa destinada a premiar jovens médicos que desenvolvam projetos de investigação clínica, no âmbito das unidades de I&D das Faculdades de Medicina portuguesas. A bolsa atribui anualmente o valor de 50.000 euros ao projeto que melhor se qualifica nos critérios em análise.

Saiba mais aqui.

Projetos de Investigação em Medicina (PIM)

Os PIM, promovidos pelo Tagus TANK, financiam projetos que estimulem o desenvolvimento de novas linhas de investigação médica de excelência no âmbito da colaboração entre a Universidade Nova de Lisboa e a CUF. As equipas de investigação devem obrigatoriamente incluir investigadores de ambas as instituições.

Cada projeto é financiado até um máximo de 20 mil euros sendo que o valor anual do fundo não deverá exceder os 100 mil euros.

 

As áreas consideradas prioritárias no âmbito deste programa são:


a) Qualidade de vida;
b) Oncologia;
c) Doenças cardio–metabólicas;
d) Neurociências;
e) Ortopedia;
f) Ética em Saúde.
 

Núcleos Académicos Clínicos

A criação de Núcleos Académicos Clínicos nos Hospitais CUF surge no contexto de um protocolo entre com a NOVA Medical School, iniciado em 2008, e reforçado com o consórcio TAGUS TANK, com o compromisso conjunto de desenvolvimento de uma "parceria para a promoção e execução de um conjunto integrado de atividades de ensino e de investigação".

Os Núcleos Académicos CIínicos têm como principal objetivo a aplicação de conhecimento científico para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, ao serviço dos doentes, bem como o desenvolvimento de novo conhecimento científico e a transmissão do mesmo entre diferentes profissionais, incluindo novas gerações de profissionais e alunos pré e pós-graduados.

Projetos de Investigação em Medicina

O objetivo do programa é a promoção e financiamento de projetos que estimulem o desenvolvimento de novas linhas de investigação médica de excelência, no âmbito do Tagus Tank - consórcio entre a Universidade Nova de Lisboa e a CUF. As equipas de investigação têm obrigatoriamente de incluir elementos da duas instituições.