Maternidades CUF: Segurança e presença de acompanhante e visitas

COVID-19

Informação atualizada em maio de 2022

Presença de acompanhante nas maternidades CUF

A segurança e proteção de grávidas, parturientes e recém-nascidos, bem como de toda a equipa de profissionais de saúde é assegurada pela manutenção das regras gerais de segurança e prevenção da COVID-19.

Para reforçar a segurança de todos, é permitido a presença de um acompanhante adulto (não em idade pediátrica) nas consultas e nas ecografias obstétricas (1º trimestre, 2º trimestre - morfológica e 3º trimestre) e fetais. A grávida e o acompanhante devem ser portadores de máscara cirúrgica ou máscara FFP2. 

É permitida a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, período expulsivo e pós parto desde que:

  • a grávida seja SARS-Cov2 negativa ou portadora do certificado de recuperação de doença (COVID-19) inferior a 180 dias;
  • o acompanhante tenha realizado Teste COVID (PCR) na admissão (ou até 72 horas antes da mesma) ou ser portador do certificado de recuperação de doença (COVID-19) inferior a 180 dias; 

O acompanhante poderá também permanecer com a grávida e o recém-nascido até ao momento da alta, não devendo ausentar-se da unidade hospitalar até esse momento.

Visitas

Informamos que, em todos os serviços de Internamento dos Hospitais e Clínicas CUF são permitidas visitas a doentes internados, sem necessidade de comprovativo de teste ou certificado de recuperação, desde que não apresentem sintomas compatíveis com COVID-19. 

Não são permitidas visitas de crianças com menos de 18 anos.

O uso da máscara mantém-se obrigatório.

Deve consultar os horários das visitas junto do casal ou da equipa de enfermagem.

Contexto COVID-19 - Realização de parto nas Maternidades CUF

Garantindo a segurança das grávidas e bebés, as maternidades CUF implementaram um conjunto de procedimentos de qualidade que visam garantir um seguimento da gravidez, parto e pós parto, seguros.  

As maternidades CUF, localizadas no Hospital CUF Descobertas e no Hospital CUF Porto, permitem a realização de partos a grávidas positivas a SARS-Cov2.

As Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais existentes quer na Maternidade do Hospital CUF Descobertas quer na maternidade do Hospital CUF Porto, contam com equipas especializadas e dedicadas 24 horas por dia e garantem igualmente a máxima segurança nos cuidados pós parto ao recém-nascido.