Nesta consulta dedicada à Síndrome de Sjögren, pretende-se esclarecer o diagnóstico, estabelecer um plano terapêutico multidisciplinar, melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações da doença.

A Síndrome de Sjögren é uma doença inflamatória crónica, imunomediada, que apresenta considerável variabilidade clínica. Uma vez que não existe nenhuma característica que, isoladamente, permita o diagnóstico, é necessária a avaliação das manifestações clínicas, alterações laboratoriais e de outros meios de diagnóstico para o reconhecimento da doença.

O diagnóstico diferencial entre uma síndrome seca de origem autoimune (Síndrome de Sjögren) ou não-autoimune (complexo Sicca) é o principal desafio que abraçamos nesta consulta, tendo extrema importância no prognóstico e na terapêutica.

A identificação correta dos indivíduos com doença tem implicações no prognóstico, na terapêutica e no plano de seguimento. Indivíduos com doença estabelecida ou em progressão beneficiam do reconhecimento precoce e intervenção mais ativa, com recurso a terapêuticas imunomoduladoras. Por outro lado, indivíduos com doença imunologicamente pouco ativa ou sem doença autoimune não necessitarão de ser expostos a estas terapêuticas e poderão ser tranquilizados quanto ao melhor prognóstico do seu quadro clínico.