Consulta do Voo e Desportos de Altitude

A altitude requer a adaptação do organismo a um ambiente com pressão atmosférica, composição gasosa, temperatura e biodinâmica diferentes das existentes ao nível do mar. A estes stresses da altitude, a actividade aérea impõe frequentemente variações de velocidades lineares e angulares que estendem ao limite a fisiologia do sistema vestibular.

A Medicina Aeronáutica é dirigida a todos aqueles que estão sujeitos às condições ambientais do voo, procurando conhecer as patologias que podem ser agravadas ou desencadeadas por esse ambiente e as condições físicas que podem pôr em causa a adaptação do homem ao ambiente em voo. Compreende também o conhecimento das patologias e condições capazes de gerar incapacidade súbita para a actividade aérea, pondo em causa a segurança de voo.

A Consulta do Voo e Desportos de Altitude visa, para além da avaliação e tratamento de patologia otorrinolaringológica decorrente do voo e desportos em altitude, emitir pareceres sobre períodos de incapacidade e aptidão para o voo.