A neuropsicologia é uma ciência que combina psicologia e neurologia, e que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, e estuda o impacto que as questões neurológicas (lesões, malformações, alterações genéticas, doenças neurodegenerativas como Alzheimer ou outras, ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso) podem causar em diversas áreas do comportamento e da cognição humana. 

Pode dividir-se em duas modalidades – a Avaliação Neuropsicológica (para estudar as funções nervosas superiores) e a Consulta de Neuropsicologia (para treino cognitivo ou reabilitação):

  • A Avaliação Neuropsicológica pode ser realizada por iniciativa própria ou requisitada por um profissional de saúde, sendo uma avaliação complementar de diagnóstico. Serão realizados testes padronizados e validados, com o intuito de avaliar a atenção, a memória, o raciocínio, entre outros, de forma a traçar o perfil neuropsicológico da pessoa. É também avaliado o grau de capacidade funcional que a pessoa apresenta no desempenho das suas Atividades de Vida Diária, assim como o estado psicológico – emocional e comportamental. 

 

  • A Consulta de Neuropsicologia (treino cognitivo ou reabilitação) é agendada, se aplicável, após ser realizada a Avaliação Neuropsicológica e terem sido identificadas alterações com potencial de reabilitação, ou ainda com o propósito da manutenção de outras capacidades cognitivas. Nesta consulta, é elaborado um plano de treino cognitivo prévio, adaptado a cada pessoa, de forma a colmatar as dificuldades identificadas e a promover maior autonomia e qualidade de vida.