Radiologia Intervenção

Nesta consulta o médico avalia a possibilidade de tratamento do caso clínico do doente através de radiologia de intervenção, isto é, através de tratamentos minimamente invasivos, guiados por imagem, como alternativa ou complemento a procedimentos cirúrgicos.

Após o tratamento, o doente deverá ser seguido nesta consulta para avaliar a resposta ao tratamento e evolução do quadro clínico.

Os casos clínicos mais comuns avaliados nesta consulta são:

1. Doença oncológica (Tumores hepáticos, biliares, pancreáticos, intestinais, renais ou pulmonares). Com possibilidade de tratamentos oncológicos como a quimioembolização, a ablação tumoral percutânea, de tratamento através de TIPS, drenagem biliar, revascularização ou embolização portal.

2. Doença Vascular (Doença arterial periférica, insuficiência venosa periférica, obstrução arterial ou venosa). Com possibilidade de tratamento através de Angioplastia com ou sem colocação de stents - revascularização endovascular e embolização de varizes.

3. Doença uterina benigna (Fibromiomas uterinos e adenomiose ou hemorragia pós-parto). Com possibilidade de tratamento através de Embolização uterina.

4. Doentes com Hiperplasia benigna da próstata. Com possibilidade de tratamento através de Embolização prostática.