Saúde oral nas crianças

Dicas e conselhos para os pais
Bebés e crianças
Saúde oral
3 mins leitura

Uma higiene oral cuidada nunca é tarefa fácil no que toca às crianças. Um especialista indica os aspetos a ter em conta no que toca ao cuidado oral das crianças

Higiene Oral

Antes dos 2 anos de idade, os pais devem lavar as gengivas e dentes da criança com um pano húmido depois das refeições. A partir desta idade, podem-se começar a escovar os dentes com uma escova pequena e macia. Depois dos 3 anos podem utilizar pasta dentífrica em pequenas porções e ensinando a criança a não a engolir. Após os 6 anos as crianças são, regra geral, autónomas para lavar os dentes. Os dentes devem ser lavados pelo menos uma vez por dia, antes da criança ir para a cama.

Quanto ao fio dental, aspeto essencial da higiene dos dentes, deve ser utilizado depois dos 20 dentes, ou seja 2 anos; antes desta idade o contacto entre os dentes não é significativo. Até aos 8 - 10 anos as crianças têm de ser auxiliadas no seu manuseio porque lhes falta destreza.

 

Alimentação

Deve-se desencorajar o hábito de comer doces ou chupar pastilhas no intervalo das refeições, pois o açúcar em contacto prolongado com os dentes favorece o desenvolvimento de cáries. Também o costume de beber leite para adormecer, depois de lavar os dentes, ou ficar com o biberão de leite na boca até adormecer, são hábitos prejudiciais. Se a criança gosta de beber leite à noite, deve fazê-lo antes de lavar os dentes, pois o leite é dos alimentos que induz mais cáries quando fica em contacto prolongado com os dentes.

 

Cáries Dentárias

Devem tratar-se mesmo na primeira dentição. É incorreto deixar dentes de leite com cáries não tratadas com a desculpa de irem cair. As cáries destes dentes podem lesar a polpa do dente, prejudicando a dentição definitiva.

 

Estrias nos dentes

Em algumas crianças é visível uma risca castanha escura na base dos dentes, junto às gengivas. Estas riscas devem-se à presença de bactérias nos dentes da primeira dentição e não estão associadas à falta de higiene oral. Por uma questão estética, podem ser removidas pelo higienista oral, embora tenham tendência a reaparecer até surgir a dentição definitiva.

 

Selantes

As cáries são mais frequentes nas pequenas fissuras dos dentes onde a escova não chega. A aplicação por dentista de selantes (capa de material plástico) nos dentes molares, onde as fissuras e a angulação são maiores, é muito eficaz na proteção contra as cáries.

 

Usar chucha ou chuchar no dedo deforma os dentes?

Se este hábito for abandonado até aos 2 anos, não tem consequências sobre a dentição definitiva, nomeadamente não deforma os maxilares. Contudo, se o hábito se prolongar pode associar-se a maloclusão dentária, protusão dos incisivos centrais superiores ou desvio no sentido da língua dos incisivos inferiores.

 

Ir ao dentista

Todas as crianças devem ir ao dentista para rastreio de algum problema na boca antes dos 3 anos.