Passo-a-passo para escovar os dentes

Prevenção e bem-estar
Saúde oral
3 mins leitura

Escovar os dentes diariamente é essencial para manter uma boa saúde oral. Aprenda aqui todos os passos para uma correta escovagem.

A escovagem regular dos dentes tem um papel fundamental na preservação da saúde oral. O seu objetivo é eliminar a placa bacteriana, uma película transparente composta por bactérias que se acumula na superfície dos dentes e que, na presença de hidratos de carbono (açúcares), produz ácidos que desmineralizam o dente, originando cáries.

Se esta placa não for removida diariamente, mineraliza e endurece, originando o tártaro (ou cálculo), que só poderá ser eliminado por profissionais de saúde oral. Pode ainda provocar cáries ou inflamação das gengivas - que, numa primeira fase, é conhecida por gengivite, manifestando-se através de gengivas vermelhas e sangrantes, e numa segunda fase designa-se periodontite ou piorreia, afetando o osso e as fibras de suporte.

Para garantir que a higienização é feita da forma mais correta, é importante obedecer a técnicas que variam consoante se trate de uma criança ou de um adulto.

 

Como escovar os dentes na infância

As crianças devem iniciar a escovagem logo após a erupção do primeiro dente, o que geralmente acontece entre os seis e os nove meses. Se existirem poucos dentes, pode utilizar-se uma gaze ou uma dedeira específica; caso contrário, deve optar-se por uma escova de dentes macia e com o tamanho adequado para a boca da criança. Posteriormente, siga estes passos:

  1. Coloque na escova uma quantidade de dentífrico fluoretado equivalente ao tamanho da unha do dedo mindinho da criança.
  2. Direcione os filamentos da escova de encontro às faces dentárias e execute movimentos de rotação suaves em todas as faces dentárias, um dente de cada vez. Recorde a criança que não deve engolir a pasta ao longo de todo o processo.
  3. Termine escovando a língua suavemente, de trás para a frente.

 

Como escovar os dentes na adolescência e idade adulta

A técnica que envolve a escovagem de dentes torna-se um pouco mais refinada a partir da adolescência. A escovagem deve levar entre dois e três minutos e pode ser manual ou elétrica, desde que sejam respeitadas as seguintes regras:

  1. Incline a escova de encontro à gengiva num ângulo de 45° e faça cerca de dez movimentos horizontais e vibratórios nas superfícies dentárias, de forma a limpar os espaços que ficam entre os dentes e as gengivas.
  2. Comece a escovagem das superfícies dentárias num extremo do maxilar e acabe no outro extremo, passando por todas as superfícies dentárias e abrangendo dois dentes de cada vez.
  3. Escove as superfícies de mastigação com movimentos curtos de vaivém.
  4. Remova as bactérias da língua - e refresque o seu hálito - escovando-a suavemente desde a base até à ponta.

 

Atenção!

Substitua a escova de dentes depois de três a quatro meses de utilização.