Acne na adolescência: 7 alimentos que a aliviam

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Uma má alimentação pode contribuir para o seu aparecimento. Conheça os melhores aliados contra a acne da adolescência.

São muitos os jovens que, durante a adolescência, são afetados pelo acne, um problema que, embora não seja considerado uma doença grave, pode afetar seriamente a sua autoestima. Todas as estratégias contra as borbulhas são bem-vindas e aquilo que comemos pode ajudar a controlar o problema, diminuindo a severidade dos sintomas. Alimentos ricos em vitamina A podem ajudar, mas há mais.

 

Prefira hidratos de carbono integrais aos simples

Os hidratos de carbono integrais têm uma carga glicémica mais baixa; já os simples, sobretudo os processados, como bolachas, biscoitos ou pão branco, são mais suscetíveis de desencadear uma crise de acne. Este tipo de alimentos provoca um aumento rápido do açúcar no sangue, o que faz disparar os níveis de insulina. Ora, a insulina tem a capacidade de aumentar a ação das glândulas sebáceas, tornando a pele mais oleosa e obstruindo os poros.

 

Dê luz verde às hortícolas

Prefira as que têm uma baixa carga glicémica, como a couve-flor e os brócolos. Os vegetais fornecem antioxidantes, que lutam contra os radicais livres, responsáveis pela inflamação e por danos no organismo.

 

Coma mais leguminosas para combater a acne na adolescência

As leguminosas - como lentilhas, feijão e grão - têm uma carga glicémica baixa e podem substituir as carnes processadas carregadas de gorduras, que são de evitar para controlar o acne. Além disso, contêm zinco, apontado como um aliado contra este problema.

 

Aposte nos peixes ricos em ómega-3, como salmão e carapau

Os ácidos gordos ómega-3 controlam a produção de leucotrienos, moléculas do corpo que aumentam a oleosidade e a inflamação responsável pelo acne. O salmão também contém sais minerais associados à saúde da pele, como o selénio.

 

Corte nos laticínios

Embora não esteja comprovada a relação entre a ingestão de laticínios e o aparecimento do acne, existem vários exemplos de pessoas cuja pele melhora significativamente após reduzirem a quantidade de produtos derivados do leite consumidos. Mas é preciso ter em atenção que os laticínios são fontes importantes de cálcio e vitamina D, essenciais para o organismo se manter saudável. Se reduzir o seu consumo, substitua-os por outros alimentos ricos nestes nutrientes: os legumes de folha verde, como os espinafres e os brócolos, são ricos em cálcio, e, além disso, o seu índice glicémico é dos mais baixos. 

 

Reforce a ingestão de vitamina A

Presente em alimentos como a cenoura, batata doce e melão, é sabido que a vitamina A é uma grande aliada da saúde da pele, ajudando a controlar a produção de sebo.

 

Beba sumos naturais e batidos de frutos ricos em vitamina C e E

O sumo de laranja contém muita vitamina C, que fortalece o sistema imunitário e favorece a cicatrização das lesões da acne. Já o abacate é uma excelente fonte de vitamina E, que atua a nível da regulação hormonal. Ambos contribuem para diminuir as crises de acne. Substitua o açúcar por adoçantes naturais, como mel ou stevia.