Event type
Formação contínua
paliativos

Noções Fundamentais em Cuidados Paliativos

10 Out
17 Out
24 Out
31 Out 2020
Horário
9h00 às 13h00
Local
Plataforma Webinar
Acesso
Inscrições obrigatórias

O termo “paliativo” deriva do vocábulo latino pallium, que significa manta ou coberta. Assim quando a causa não pode ser curada, os sintomas são “tapados” ou “cobertos” com tratamentos específicos, por exemplo, analgésicos. Em inglês Palliare, pode ser traduzido por aliviar, mitigar, suavizar. Refere-se ao vocábulo care (cuidar) em vez de cure (cura) segundo os pioneiros ingleses.

A definição de Cuidados Paliativos (CP) evoluiu ao longo dos anos, na medida em que o campo foi se desenvolvendo em vários países. Os CP foram definidos tendo como referência, não um órgão, idade, tipo de doença ou patologia, mas antes tendo como referência uma avaliação de um provável diagnóstico e em relação às necessidades especiais da pessoa doente e sua família. Tradicionalmente, os CP eram vistos como sendo aplicáveis exclusivamente no momento da morte iminente.

Em 2002, a Organização Mundial de Saúde definiu CP como sendo “uma abordagem que aprimora a qualidade de vida, dos pacientes e famílias que enfrentam problemas associados com doenças ameaçadoras de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, por meios de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual”.

A introdução precoce dos CP na trajetória da doença reveste-se de uma importância crucial. A Medicina Interna, a Medicina Geral e Familiar e a Oncologia Médica são provavelmente as especialidades médicas que mais vezes se deparam com doentes em cuidados paliativos. As insuficiências avançadas de órgãos (insuficiência respiratória, insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, insuficiência real), as demências, a SIDA e finalmente, mas não menos importante o cancro metastático são patologias médicas alvo de cuidados paliativos, os quais podem e devem cursar em paralelo com os cuidados curativos.

Com este curso, já na sua segunda edição, procuramos abordar os CP de uma forma holística e sensibilizar os profissionais de saúde para esta temática, ao longo de quatro manhãs de sábado no decorrer do mês de outubro.

 

Consulte o programa aqui.

Hospital CUF Coimbra
Rua Camilo Pessanha, nº 1
3000-600 Coimbra