Tv e computador a mais? Imponha limites

Bebés e crianças
2 mins leitura

O excesso de tempo frente a ecrãs pode provocar problemas de visão, de sono e de comportamento e está associado à obesidade. Cabe aos pais estabelecerem regras.

Passar demasiado tempo em frente a um ecrã não faz bem a ninguém e as crianças não são exceção. A tentação é grande e nem sempre os mais pequenos conseguem resistir-lhe. Cabe, por isso, aos pais estabelecer regras para que o uso das novas tecnologias, televisão ou computador, seja feito de forma saudável. Algumas delas passam por estar presente enquanto o seu filho utiliza este tipo de aparelhos, levá-lo a fazer pausas e não deixar que passe neles o dia todo. Quantos às restantes, conheça-as aqui.

 

Estabeleça limites

Estipule um limite de horas diário para o seu filho ver televisão e não ceda. O quarto da criança não deve ter televisão e este aparelho deve estar sempre desligado durante as refeições, que devem ser feitas em família.

 

É necessária supervisão

Os pais devem filtrar e restringir os conteúdos a que a criança tem acesso e supervisionar o que ela faz quando está ao computador. Veja televisão com o seu filho, inteirando-se do que ele gosta e evitando que assista a programas inadequados/violentos. Incentive-o a assistir a programas didáticos e conversem sobre o que viram.

 

Computador a mais

Tal como acontece em relação à televisão, a utilização do computador/tablet deve obedecer a regras e limites estipulados previamente.

Muitas crianças manifestam dependência em relação à Internet, ficando zangadas ou deprimidas quando não lhes é permitido estar ao computador.

 

O impacto da tecnologia na saúde

Pesquisas recentes demonstraram que a utilização excessiva da Internet está associada a:

  • Pressão arterial elevada
  • Diabetes
  • Doenças cardiovasculares

 

O uso excessivo pode afetar a concentração

Não é só a televisão que pode ser nociva para os mais pequenos. Um inquérito britânico apurou que as crianças de três anos já utilizam a Internet e muitas sentem dificuldade em concentrar-se noutras atividades como, por exemplo, a leitura.

 

Fonte de aprendizagem

Os pais devem explicar à criança que o computador/ tablet não serve só para jogar, falar com os amigos ou ver o Facebook. Demonstre-lhe, através de exemplos concretos, que é também uma fonte privilegiada de informação, aprendizagem e cultura.

 

Crie o Dia da Família

Institua um dia sem televisão e promova jogos e brincadeiras ao ar livre em família.