Estudar e TPC: 10 dicas para pais e filhos

Bebés e crianças
4 mins leitura

Ajudar o seu filho a criar bons hábitos de estudo é meio caminho andado para que tenha o melhor de dois mundos: boas notas e tempo livre para fazer o que gosta.

Até uma determinada idade, quando os filhos trazem da escola trabalhos para casa (TPC) significa que também os pais têm TPC. O que, atenção, não quer dizer que devem ser os adultos a fazê-los. Os pais devem ter um papel de apoio e de guiar o filho quanto aos melhores métodos para fazer os seus deveres escolares. Por exemplo, ensine-o de que só tem a ganhar se fizer dos trabalhos de casa uma prioridade quando chega a casa, que nesse momento a televisão deve estar desligada e que não há problema em fazer pausas numa sessão de estudo.

 

Para ajudar o seu filho a estudar...

 

Promova um estilo de vida saudável

Uma alimentação adequada - e aqui um pequeno-almoço saudável é essencial - e um número suficiente de horas de sono são fundamentais para que a criança tenha a saúde e energia necessárias para as aulas, atividades extracurriculares, estudar e fazer os TPC, entre muitas outras coisas.

 

Habitue a criança a não procrastinar

Os pais devem conversar com os filhos e explicar-lhes que se fizerem logo os TPC e estudarem um bocadinho todos os dias, sobrará também tempo para brincar, ver televisão, passear com os pais, estar com os amigos… Também evitarão longas horas “agarrados” aos livros antes dos testes e o nervosismo característico de quem sabe que não se preparou atempadamente.

 

Responsabilize o seu filho

É importante que a criança perceba que vai ser responsável pela gestão das suas tarefas escolares e pelas consequências do incumprimento destas, tanto a nível escolar como familiar. 

 

Ajude-o a gerir o tempo

Pode acontecer que a criança tenha uma carga horária semanal muito elevada, com atividades extracurriculares, e, neste caso, pode sentir dificuldade em gerir o seu tempo. Os pais podem analisar, com a criança, o horário semanal e ajudá-la a gerir e rentabilizar o tempo (uma hora livre entre duas aulas pode ser usada para fazer os TPC ou estudar, por exemplo). 

 

Crie um ambiente propício ao estudo

As crianças precisam de um local tranquilo e com boa iluminação para estudarem ou fazerem os TPC. Devem ter uma secretária que lhes permita terem o material escolar e os livros organizados. Idealmente, a cadeira deve ser ergonómica.

 

Desligue a TV durante os TPC

Regra de ouro: se a criança está a fazer os trabalhos de casa ou a estudar, seja no quarto ou na sala, a televisão deve estar desligada.

 

Ajude o seu filho a encontrar um método

Ler a matéria, tentar entendê-la e, depois disso, fazer resumos das ideias principais utilizando as nossas próprias palavras, é um bom conselho para dar ao seu filho. Lembre-se sempre que o segredo de um estudo produtivo é o método utilizado e não a quantidade de tempo despendida.

 

Não faça os TPC pela criança

A criança deve habituar-se a estudar e a fazer os trabalhos de casa sozinha, sem ter o pai ou a mãe sentados ao lado a olhar para ela (ou a fazerem o TPC por ela). No entanto, os pais devem frisar que estão sempre disponíveis para responderem a dúvidas que surjam.

 

Supervisione a utilização do computador/internet

Alguns trabalhos de casa podem implicar pesquisa na Internet. Os pais devem estar atentos de forma a perceberem se essa “pesquisa” não se transformou, por exemplo, numa animada conversa com os amigos num chat ou num jogo.

 

Permita pausas no estudo

De acordo com a American Academy of Pediatrics, a criança deve fazer uma breve pausa durante o período de estudo para evitar a fadiga ocular, cerebral e eventuais dores nas costas ou no pescoço.