Amamentação fora de casa

Algumas recomendações práticas
Bebés e crianças
Saúde da mulher
4 mins leitura

Como posso continuar a amamentar o meu filho fora de casa? Será que tenho que oferecer leite artificial quando saio? Posso amamentar em locais públicos?

Estas são questões que se colocam a muitas mães que desejam amamentar os seus filhos e manter a sua vida social e familiar ativa.

Para continuar a amamentar o seu filho sem que isso tenha que limitar a sua vida quanto a férias, praia e passeios, deixamos-lhe aqui algumas sugestões úteis.

O bebé não escolhe a hora para ter fome. Em todos estes sítios é permitido amamentar, desde que a mãe se sinta confortável. A lei protege-a enquanto desejar amamentar o seu bebé.

 

Conselhos práticos para Amamentar em Público

Amamentar em locais públicos é para muitas mães e bebés um prazer. Contudo, poderá carecer de um treino prévio de modo a que as mães se sintam confiantes e seguras:

  • Praticar em casa. Experimente amamentar o seu bebé, em casa, em frente a um espelho ou a uma pessoa que lhe transmita confiança e segurança de que não está desnecessariamente exposta.
  • Sair com outras mães. Nas primeiras saídas de casa poderá sentir-se mais confortável se sair com outras mães que também amamentem os seus filhos, trocando experiências e ideias.
  • Sair em família ou com amigos. Dar um passeio com amigos ou família poderá ser muito benéfico para o seu bem-estar. Conversar com eles enquanto amamenta irá ajudá-la a distrair-se não se importando com possíveis olhares, mesmo que sejam apenas construções mentais.
  • Planear o seu passeio. Preveja os sítios onde quer ir. Lembre-se que poderá sempre optar por ir a locais onde exista um espaço destinado à amamentação.
  • Prever hora da refeição. Para que o seu bebé não comece a chorar insistentemente de fome, atraindo vários olhares e dificultando o ato de amamentar, esteja atenta aos primeiros sinais de fome que o bebé manifeste, começando de imediato a preparar-se para dar de mamar. Pode também dar de mamar imediatamente antes de sair de casa, potenciando a hipótese de chegar ao local desejado sem ter que fazer interrupções inesperadas para amamentar.

 

O que pode usar a mãe que amamenta

Existem no mercado vestuário e acessórios que podem ser facilitadores no acto de amamentar fora de casa, de modo a que mãe e bebé se sintam mais confortáveis.

 

Vestuário para Amamentar

  •  Soutien e coletes de amamentação: estes têm uma abertura própria, garantindo que apenas a área mamária necessária para o bebé mamar seja exposta. É de fácil manuseio, uma vez que a mãe consegue abrir e fechar apenas com uma mão.
  •  Camisas e Tops largos: são também uma peça muito útil e prática para amamentar. Escolha camisas com botões à frente e desaperte de baixo para cima, mantendo assim o peito coberto e a barriga protegida pelo próprio bebé.
  •  Roupa para amamentar - “nursing vest”: pode encontrar t-shirts, camisolas ou vestidos com uma discreta abertura na zona do peito que facilita a amamentação, minimizando a exposição. Alguns tops até têm uma estrutura de suporte à mama, dispensando assim o uso de soutien de amamentação. Estes tops, em particular quando são justos podem ser utilizados por baixo de um top largo ou camisa, evitando que a barriga fique exposta.

 

Acessórios à Amamentação

  •  Almofada de amamentação insuflável - muitas mães sentem-se confortáveis apoiando o bebé numa perna enquanto amamentam. Porém, pode ser também cómodo utilizar uma almofada de amamentação insuflável que a mãe pode facilmente transportar consigo.
  •  Lenços, fraldas de pano e capas para amamentação - estes podem ser utilizados para colocar sobre um ombro tapando o peito e o bebé. Para que não saia do lugar pode experimentar prender a fralda ou lenço à alça do soutien ou Top. As capas são uma estrutura de pano que se colocam à volta do pescoço da mãe, cobrindo esta e o bebé.
  • “Slings”: É uma palavra de origem inglesa que significa “faixas de suporte”. São tecidos que servem como suporte ergonómico de colo para bebés, não sendo um modelo específico mas uma família de porta bebés (baby sling). São um acessório muito útil para transportar o seu bebé, deixando as suas mãos livres. Quando é necessário amamentar, dado o contacto próximo entre mãe e bebé, torna-se fácil e discreto.

 

Joana Figueiredo, Ana Filipa Silva

Enfermeiras, Consulta de Pediatria, Hospital CUF Descobertas