10 conselhos para uma pele jovem

Pele, unhas e cabelo
Prevenção e bem-estar
3 mins leitura

O envelhecimento cutâneo é um processo natural, o que não significa que, com os cuidados adequados, não possa manter uma pele jovem.

Aceitar o envelhecimento faz parte de nos sentirmos bem connosco mesmos. Mas é claro que isso não implica que não tenhamos cuidados com a nossa pele, para mantê-la cuidada e protegida dos efeitos do envelhecimento, especialmente o precoce. Nesse campo, há vários gestos que pode adotar, desde os cuidados a ter com o sol ao abandono de maus hábitos, como o tabagismo. Conheça aqui dez hábitos que pode desde já colocar em prática.

 

Para manter a pele jovem...

 

1. Proteja-se da exposição solar

O sol é considerado o maior inimigo da juventude da pele. A radiação solar provoca o fotoenvelhecimento, que se traduz em rugas, manchas e perda de elasticidade e vitalidade da pele, principalmente nas zonas mais expostas (rosto, pescoço, zona do decote, mãos) e pode, ainda, originar vários tipos de cancro cutâneo.

Para se defender, aplique protetor solar todos os dias – quer o sol brilhe ou esteja enublado. Existem muitos cosméticos e produtos de maquilhagem (como as bases) que já têm fator de proteção solar incorporado.

 

2. Nos banhos de sol, redobre os cuidados

Quando a exposição solar for direta ou prolongada, opte por um protetor solar com fator de proteção (FPS) 40 ou 50+. Aplique-o cerca de 20 minutos antes de sair de casa e renove a aplicação de duas em duas horas. Use um chapéu de abas largas e, sempre que possível, permaneça à sombra.

 

3. Aposte nos cosméticos certos

Prefira cosméticos ricos em substâncias com propriedades antioxidantes, que ajudam a pele a defender-se dos radicais livres, e com “ingredientes” que estimulem a formação de colagénio. Peça opinião ao seu dermatologista.

 

4. Evite os solários

Não vá a solários e, se aplicar um autobronzeador, não se esqueça que este não tem fator de proteção solar.

 

5. Adote uma rotina de cuidados da pele

Limpe a pele de manhã e à noite, utilizando água micelar ou um leite de limpeza específicos para o seu tipo de pele. Aplique um creme hidratante (também adequado ao seu tipo de pele) de manhã e ao deitar. Se só quiser aplicar um creme de manhã, privilegie o protetor solar, que também servirá de hidratante.

 

6. Esteja atento à repetição de expressões faciais

Existem expressões faciais que, sem nos apercebermos, fazemos várias vezes ao dia. A contração repetida dos mesmos músculos resulta em linhas que, decorridos alguns anos, se tornam vincadas e permanentes. Se tem por hábito semicerrar os olhos, quando estiver ao ar livre use sempre óculos escuros, o que ajuda a prevenir os vulgarmente chamados “pés de galinha”.

 

7. Não fume

O fumo do cigarro contém substâncias que tornam a pele seca, baça, mais grossa e com menos firmeza. As rídulas e rugas surgem mais precocemente nos fumadores.

 

8. Siga uma boa alimentação

Faça uma alimentação equilibrada e abundante em vegetais e fruta (fontes de vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes) e pobre em açúcar. Prefira as gorduras saudáveis, como o azeite, e evite bebidas alcoólicas. Ingira cerca de 1,5 L de água diariamente.

 

9. Durma o suficiente

O repouso noturno é necessário para que ocorra a regeneração celular, essencial para uma pele fresca e jovem.

 

10. Informe-se sobre tratamentos

Existem diversos tratamentos no campo da dermatologia estética e do rejuvenescimento, seguros e com resultados visíveis rapidamente, que ajudam a prevenir e a atenuar as várias manifestações do envelhecimento cutâneo, melhorando também a autoestima. Consulte um dermatologista e aconselhe-se com ele sobre os procedimentos não cirúrgicos mais adequados ao seu caso.