Hospital CUF Tejo

Centro de Medicina, Prevenção e Envelhecimento

A carga das doenças crónicas evitáveis está a aumentar no mundo e o nosso país não é excepção. O aumento da esperança de vida, mas também os comportamentos de risco contribuem para esta realidade.

 

A maioria (80%) dos casos de  Acidente vascular cerebral, Doença coronária e Diabetes do Adulto e em menor número (40%) dos Cancros, poderiam ser evitados pela adoção de estilos de vida saudável.

 

O aumento da esperança de vida não é sinónimo de ter anos de vida saudável! Estima-se que até 2030 Portugal vai ser o terceiro país onde a esperança de vida para as mulheres, mais vai aumentar, mas também o terceiro país europeu onde as mulheres, a partir dos 65 anos, têm menos anos de vida saudável.

 

Estes factos fazem com que a nossa população viva mais anos, mas com pior qualidade. É fundamental inverter esta situação e só o conseguiremos se a prioridade for dada à prevenção das doenças e à promoção de estilos de vida saudáveis.

 

São várias as acções desenvolvidas pela CUF neste âmbito, sempre centrada na pessoa e promovendo a saúde num conceito dinâmico baseado na manutenção ou recuperação da integridade, equilíbrio e bem estar, conseguido pela capacidade de adaptação e autocontrolo perante as condicionantes que surgem ao longo da vida. O acompanhamento regular numa consulta generalista, de Medicina Interna ou Medicina Geral e Familiar, será essencial para que o caminhar na idade seja feito prevenindo as doenças crónicas evitáveis.

 

A prevenção é fundamental para uma boa saúde física, mental e social. A promoção de um envelhecimento saudável consiste em auxiliar as pessoas idosas no desenvolvimento e manutenção da sua capacidade funcional (física e mental) contribuindo assim para melhores resultados de saúde e bem-estar (OMS 2015). Com o envelhecimento, ocorrem inúmeras mudanças biopsicossociais que aumentam o risco de ocorrência de doenças crónicas e dependência na pessoa idosa.

 

O tratamento integrado das pessoas idosas é um dos pilares distintivos do Hospital CUF Tejo.

 

Consultas

Veja as nossas consultas no Centro de Medicina, Prevenção e Envelhecimento e faça a sua marcação.

Conheça este Centro na rede CUF