Unidade do Joelho

Hospital CUF Descobertas

71

A Unidade do Joelho da CUF está na vanguarda no diagnóstico e tratamento das patologias desta área médica realizando artroplastias totais e unicompartimentais do joelho, osteotomias corretivas do fémur e tíbia, reconstrução ligamentar do ligamento cruzado anterior e posterior assim como multiligamentares com aloenxertos. A reparação e o transplante meniscal, o tratamento das lesões de cartilagem e das lesões fraturárias traumáticas fazem também parte da nossa intervenção.

 

Os tratamentos biológicos na área da medicina regenerativa com recurso a plasma rico em fatores de crescimento plaquetários autólogos, células estaminais e tratamentos médicos pouco invasivos em patologia degenerativa e traumática.

 

A identidade desta unidade é permanecer inovadora e com qualidade pensando nos nossos doentes, integrados na medicina do século XXI.

 

Áreas de Atuação:

 

  • Artroplastia total do Joelho (ou unicompartimentais)
  • Artroscopia do Joelho e Tornozelo
  • Reconstrução Ligamentares do joelho (Cruzado Anterior, Cruzado Posterior, ligamentos laterais) 
  • Osteotomias da Tíbia ou Fémur
  • Transplante de Menisco (e suturas meniscais)
  • Instabilidades Rotulianas
  • Fracturas diafisárias e distais do fémur
  • Fracturas diafisárias e proximais da tíbia e peroneo
  • Sequelas ou complicações de fracturas do fémur ou da tíbia com repercussão no joelho


 

A Unidade do Joelho da CUF encontra-se estabelecida no Hospital CUF Descobertas e conta com um corpo clínico que participa ativamente nas mais importantes sociedades médicas nacionais e internacionais como oradores ou formadores, publicando artigos científicos e colaborando na elaboração de livros.

 

A formação pós-graduada transmite a experiência e conhecimento da Unidade com fellowships, médicos visitantes ou organização de cursos de formação anuais nas áreas da artroscopia do joelho e tornozelo, artroplastias totais e osteotomias da tíbia.

 

A Unidade do Joelho, Artroscopia e Medicina Desportiva da CUF encontra-se estabelecida no Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Descobertas e é hoje uma das unidades por onde passam inúmeros internos e jovens especialistas com interesse na patologia desta região tendo em conta que é uma unidade do COT com Idoneidade Formativa dada pela Ordem dos Médicos e a nível internacional é centro de treino reconhecido como Centre of Excelence for teaching and treating pathology of the Knee pela ESSKA (European Society of SportsTraumatology, Knee Surgery and Arthroscopy).

Conheça o Hospital CUF Descobertas

Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.

Conheça esta Unidade Autónoma na rede CUF