Unidade de Ortopedia da Criança e do Adolescente

Unidade de Ortopedia da Criança e do Adolescente

A Unidade de Ortopedia da Criança e do Adolescente da CUF é uma unidade polivalente diferenciada no diagnóstico e tratamento das afecções do aparelho locomotor em fase do crescimento.

 

Os problemas durante o crescimento são diferentes dos problemas do adulto e a sua resposta a traumatismos, infeções ou deformidades não se rege pelas mesmas regras. Muitas vezes, aquilo que num adulto será uma anomalia, numa criança pode ser apenas uma variante anatómica durante o crescimento.

 

Áreas de Atuação:

 

  • Deformidades dos membros (malformações congénitas, displasia do desenvolvimento da anca, pé boto, anomalias do alinhamento, diferenças de comprimento, …)
  • Deformidades da coluna vertebral (escolioses, cifoses, …)
  • Doenças próprias do esqueleto imaturo (Perthes, epifisiólise femoral proximal, sinovite transitória da anca, osteocondroses, apofisites de tração, …)
  • Alterações da marcha
  • Traumatismos (fraturas, luxações, contusões, entorses, …)
  • Infeções, tumores

 

A especificidade do sistema músculo-esquelético em crescimento obriga a um acompanhamento adequado por parte de um ortopedista pediátrico, que tem também a sensibilidade para perceber que o tratamento de um indivíduo envolve toda a família.

 

A Unidade de Ortopedia da Criança e do Adolescente da CUF é a primeira e única unidade de saúde privada dedicada a esta faixa etária, dispondo de um quadro clínico exclusivamente dedicado à Ortopedia Infantil e do Adolescente, apoiando o Serviço de Atendimento Permanente Pediátrico. Desta forma asseguramos um cuidado contínuo a todas as crianças e adolescentes com problemas do aparelho locomotor, nomeadamente ao nível do trauma, por médicos especializados na patologia do crescimento.

 

Este grupo de médicos apresenta ainda diferentes graus de diferenciação. São médicos especialistas com diferenciação técnica em cada uma das áreas do esqueleto  da criança e do adolescente, que dominam as técnicas de diagnóstico e tratamento mais atuais adequadas e únicas no país (EOS) a cada grupo etário e em constante atualização com outros centros Europeus.

 

Por todas estas razões a Unidade de Ortopedia da Criança e do Adolescente, encontra-se integrada no Centro da Criança e do Adolescente no Centro de Ortopedia e Traumatologia da CUF. Pretende ser uma Unidade de referência na sua área dando os melhores cuidados ortopédicos e ao mesmo tempo funcionar como uma Unidade de apoio aos Pediatras e Médicos de Clínica Geral que lidam com doentes em idade de crescimento.

O facto de estar integrado no Centro de Ortopedia e Traumatologia da CUF permite o intercâmbio constante de opiniões entre cirurgiões que dominam as diversas e mais modernas técnicas minimamente invasivas, facto que muitas vezes tem inúmeras vantagens em particular nos grupos etários de transição do adolescente para o adulto e que poucos neste país dominam de uma forma tão profissional e diferenciada.

 

A Unidade de Ortopedia da Criança e do Adolescente da CUF encontra-se estabelecida no Hospital CUF Descobertas e possui equipas de profissionais de saúde experientes no no âmbito da saúde da criança e do adolescente.