Unidade da Endometriose

Hospital CUF Descobertas

71

A Unidade da Endometriose do Hospital CUF Descobertas foi estruturada para oferecer um diagnóstico preciso e o tratamento adequado à mulher que sofre com esta importante doença ginecológica.

Com alta incidência na população feminina, a endometriose é caracterizada pela presença de endométrio (camada interna do útero) fora da cavidade uterina, causando dor pélvica crónica, cólicas menstruais, dor nas relações, dor ao urinar e a evacuar, para além de ser uma importante causa de infertilidade feminina. Atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, cerca de 50% da população feminina infértil e mais de 80% das mulheres com dor pélvica crónica. 

Na Unidade da Endometriose do Hospital CUF Descobertas, dispõe de uma equipa altamente especializada no diagnóstico por imagem, responsável pela caracterização inicial desta doença. Para além da ecografia ginecológica, que é feita por especialistas seguindo um rigoroso protolocolo de pesquisa das lesões de endometriose, também a ressonância magnética é orientada especificamente para a identificação e estadiamento da doença.

Uma equipa médica multidisciplicar diferenciada em endometriose, é responsável pelo seu tratamento que, na maioria das vezes, pode ser feito por cirurgia minimamente invasiva. Para isso, a nossa Unidade está equipada com tecnologia de última geração: 

  • Cirurgia Laparoscópica
  • Cirurgia Laparoscópica 3D
  • Cirurgia Robótica
  • Histeroscopia

O tratamento cirúrgico minimamente invasivo (laparoscopia ou cirurgia robótica) é atualmente de primeira linha para o tratamento da endometriose e, sempre que possível, é a via preferencial no tratamento das nossas doentes. Permite uma recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório, menos tempo de internamento e um melhor resultado estético.

Em muitos casos verificamos que a mulher pode conviver com a doença durante vários anos, sem conhecimento que tem uma endometriose, comprometendo a sua qualidade de vida e por vezes a sua fertilidade.

Pode marcar uma Consulta de Ginecologia - Endometriose no My CUF ou por telefone através do 21 002 5200.

O que é a endometriose?

A endometriose é caracterizada pelo aparecimento do endométrio (camada interna do útero) fora da cavidade uterina, que desencadeia uma reação inflamatória local. Em 90% dos casos envolve os órgãos da cavidade pélvica (útero, trompa, ovários, bexiga, ureteres, intestino), mas pode surgir na porção superior do abdómen em cerca de 10% das mulheres e, mais raramente no toráx.

Embora existam várias teorias sobre a causa da endometriose, não há uma resposta única que justifique a o aparecimento da doença. 

Quais os principais sintomas de endometriose?

Os sintomas associados à endometriose podem ter um impacto muito significativo na saúde da mulher a nível físico, psíquico e social. Deve existir um baixo limiar de suspeição para a doença para se evitarem atrasos no diagnóstico, que por vezes chegam a ser de 7 a 10 anos desde o início dos sintomas.

Como a localização mais comum é na região pélvica, frequentemente os sintomas são mais localizados á pélvis. No entanto, pode apresentar um ou mais dos sintomas abaixo referenciados:

  • dor pélvica crónica; fadiga
  • dor menstrual (dismenorreia)
  • dor na relação sexual (dispareunia)
  • dor na micção ou ao evacuar
  • sintomas digestivos, obstipação, dor abdominal ou no ombro durante a menstruação
  • durante a menstruação pode também apresentar hemorragia ao urinar ou sangue nas fezes quando evacua
  • Infertilidade – a endometriose é responsável por cerca de 50% dos casos de infertilidade e uma importante causa tratável para os casais que não conseguem uma conceção
Como tratar uma endometriose?

O tratamento de endometriose deve ser feito por Unidades/Centros especializados, com uma equipa clínica multidisciplinar diferenciada. Cada caso deve analisado individualmente e adaptado ao estádio em que se encontra a doença. O tratamento com medicação especifica pode ajudar a controlar a doença mas, em algumas situações, poder ser necessário uma intervenção cirúrgica.

Exames

Veja os nossos exames na Unidade da Endometriose e faça a sua marcação.

Conheça o Hospital CUF Descobertas

Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.

Conheça esta Unidade Autónoma na rede CUF