CUF renova compromisso com o Inclusive Community Forum

CUF renova o seu Compromisso com a Inclusão, lançado pelo Inclusive Community Forum (ICF), em evento realizado ontem na Nova School of Business and Economics.

 

Lançado em 2017, o ICF é uma iniciativa criada pela Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center, dedicada à vida das pessoas com deficiência, que tem como objetivo promover uma comunidade mais aberta e mais inclusiva. O ICF reúne mais de 40 empresas portuguesas e visa, assim, construir uma rede composta por todos os que intervêm na vida destas pessoas, desafiando a sociedade a ter um papel ativo na cocriação de soluções. Na CUF, para além da realização de várias sessões de capacitação, o ICF ajudou a compreender a realidade interna e a procurar soluções e estratégias de desenvolvimento para a Diversidade e Inclusão.

Com a renovação deste compromisso, iniciado em 2019,  a CUF mantém o reconhecimento do valor social e económico da contratação de pessoas com deficiência para a empresa, colaboradores e para a Comunidade em geral, procurando continuar a fazer crescer o número de pessoas que tem vindo a integrar nos últimos anos. 

Desde que a CUF se juntou a esta iniciativa, para além de inúmeras parcerias estabelecidas com associações e da participação em vários eventos sobre este tema, já foram admitidos 32 colaboradores com deficiência, foram realizadas pelo menos 10 ações de sensibilização internas e, por exemplo, dada uma formação de Língua Gestual Portuguesa a quase 30 colaboradores que têm colegas surdos, entre outras iniciativas. 

Apesar destes números serem positivos, ainda existem muitas oportunidades de crescimento. Desta forma, a CUF planeia continuar a investir em ações de formação e de sensibilização para os seus colaboradores, de forma a facilitar a integração de ainda mais pessoas com deficiência nas suas equipas.

 

Este é um desafio que não deve ser apenas da CUF mas de cada um, para que se criem oportunidades e se vejam as competências que existem para além das incapacidades que qualquer pessoa tem, quer seja com ou sem deficiência.

 

Evento ICF  inclusão social