Inspirar a comunidade

A CUF quer exercer influência positiva nos ambientes onde está inserida, através da construção de parcerias sólidas para responder de forma mais eficaz, inovadora e oportuna aos problemas sentidos pelas comunidades e integrando uma rede de ecossistemas sustentáveis e saudáveis.

As nossas iniciativas
Rede Social

Temos como objetivo posicionar a CUF como uma entidade e uma marca que privilegia os princípios da ética e da transparência, bem como a ligação aos territórios onde está inserida, na promoção do bem comum e de um ecossistema mais sustentável

A José de Mello Saúde tem vindo a aderir aos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS) das comunidades onde está inserida, passando a integrar as Redes Sociais concelhias.

A Rede Social é um Programa Nacional, organizada em Conselhos Locais de Ação Social (CLAS), com o objetivo de incentivar os organismos do setor público e outras entidades a conjugar esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e exclusão e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.

Menos Sal Portugal

Em 2019, lançámos o programa Menos Sal Portugal, alertando para a problemática do consumo excessivo de sal, em parceria com o Pingo Doce.

De modo a credibilizar as nossas mensagens, realizámos um estudo científico inédito em Portugal, que comprovou que a mudança de comportamentos e a literacia nutricional significam ganhos em Saúde.

O estudo conferiu-nos bases e argumentos para justificar a dimensão do problema e sermos parte da solução, de forma preventiva, através da mudança de comportamentos.

Associação Clube PHDA

A Associação surge a partir da iniciativa Clube PHDA, projeto de empreendedorismo social fundado em 2013, pela CUF e pela Fundação Manuel Violante, que já formou cerca de 4.000 pais, professores e educadores, contribuindo para o desenvolvimento saudável e para a integração bem sucedida das crianças e adolescentes com PHDA, na família, na escola e na sociedade.

A Associação Clube PHDA, sem fins lucrativos, dinamiza sessões de formação gratuitas, a nível nacional, e disponibiliza recursos e ferramentas para todos os que vivem com crianças diagnosticadas com PHDA.

Voluntariado

A CUF regulamentou as atividades e o acesso a um benefício de 40h/anuais, sem perda de remuneração, para o exercício de voluntariado.

O Programa de Voluntariado da CUF integra várias associações sem fins lucrativos, selecionadas de forma criteriosa e objetiva, às quais todos os colaboradores se podem candidatar como voluntários, nos termos definidos em Regulamento próprio.

Projetos que apoiamos
Cuidar de quem cuida

A CUF é co-financiadora do Título de Impacto Social Cuidar de Quem Cuida, um projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIIS), a Fundação Calouste Gulbenkian, a MAZE Impact e a ACSS.

Cuidar de Quem Cuida visa a promoção da melhoria da qualidade de vida de 240 cuidadores informais nas seguintes dimensões: nível de conhecimento (formação), competências de autocuidado, estratégias de coping, perceção de auto-confiança e suporte social.

Associação Nuvem Vitória

A Associação Nuvem Vitória contribui para melhorar o sono das crianças em ambiente hospitalar, através de contadores de estórias voluntários.

Com atuação em várias unidades pediátricas de hospitais públicos, o projeto da Associação Nuvem Vitória conta com o apoio da CUF para disseminação desta iniciativa em mais hospitais, alcançando mais crianças e famílias com a sua intervenção.

Projeto Wave by Wave

A CUF apoia o “Wave by Wave”, um projeto terapêutico que utiliza o surf como ferramenta de promoção da saúde mental e bem-estar junto de populações carenciadas e/ou em risco de exclusão social, promovido pela Associação Portuguesa Surf for Good.

Juntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, estamos a apoiar uma investigação pioneira, ao longo de três anos, para 100 crianças e jovens que residem em casas de acolhimento de Cascais, Oeiras e Lisboa. O principal objetivo do estudo é avaliar e conhecer o impacto que esta intervenção tem nos campos da saúde mental, física e escolar dos beneficiários.

Parceria Girl Move

A Associação Girl Move dedica-se ao desenvolvimento de programas sociais relacionados com a educação de jovens mulheres africanas, em particular de Moçambique, a partir da implementação de projetos de capacitação que promovam a sua formação duradoura e sustentável.

A parceria com a CUF, desde 2016, consiste na realização de formação e estágios dirigidos a raparigas moçambicanas, com o objetivo de reforçar competências, conhecimentos e aprendizagens, por via do contacto com novas realidades empresariais.

Associação Dignitude

A CUF é associada da Associação Dignitude desde novembro de 2018.

Foi já ativada uma parceria no âmbito do Projeto Abem - um Programa solidário da Associação Dignitude que tem a missão de garantir o acesso aos medicamentos por parte de todas as pessoas que se encontrem numa situação de carência económica.

Através desta parceria a José de Mello Saúde financia medicamentos para 240 beneficiários do programa residentes nos concelhos de Coimbra e de Sintra.

Tempo Extra - EntreAjuda

O Tempo Extra é um serviço inovador da ENTRAJUDA que permite a partilha de tempo e experiência ao serviço de causas.

A CUF estabeleceu uma parceria com o Tempo Extra que pretende motivar os colaboradores que se encontram numa fase de transição da sua vida profissional, nomeadamente por passagem a uma situação de pré-reforma ou de reforma, para o exercício de voluntariado em organizações de âmbito social, cultural ou ambiental.

Paceria SpotGames

A CUF desenvolveu um projecto piloto com a SpotGames na área de educação para a saúde em que foram gamificados conteúdos de saúde, validados profissionalmente por profissionais CUF. O jogo foi disponibilizado gratuitamente pela CUF a mais de 1600 alunos de 63 turmas de escolas públicas dos concelhos de Lisboa, Loures, Sintra e Almada, e formados mais de 70 professores.

Voluntariado Cidadania Empresarial