AP Fast-Track

Telemedicina no serviço de Atendimento Permanente

Serviço disponível a partir de 29 de novembro de 2022 no Hospital CUF Descobertas e 5 de dezembro de 2022 no Hospital CUF Tejo

 

A CUF criou um circuito rápido no Atendimento Permanente com o objetivo de ajudar a diminuir o tempo de espera, para situações pré-definidas de triagem verde e azul. Numa primeira fase, o AP Fast-Track está apenas disponível no Atendimento Permanente Pediátrico do Hospital CUF Descobertas e no Atendimento Permanente de Adultos do Hospital CUF Tejo. 

 

Este circuito é composto por uma observação médica através de uma vídeo-chamada, com recurso a equipamentos que permitem uma avaliação do estado clínico do doente.

 

Os clientes a quem for atribuída uma pulseira azul ou verde, e que se enquadrem nos parâmetros clínicos definidos para o projeto, serão abordados por uma Assistente de Telemedicina que irá propor a experimentação deste Fast-Track. Só serão selecionados os doentes pré-triados que a equipa médica do Atendimento Permanente considere elegíveis para avaliação através deste circuito rápido de telemedicina.

 

Caso o cliente aceite a inclusão neste circuito rápido e se, durante a consulta o médico entender que necessita de realizar outros exames, ou de ser visto por algum outro especialista, regressará ao circuito convencional de Atendimento Permanente.

 

O que é uma teleconsulta com teleobservação?

A teleconsulta é uma consulta médica realizada à distância - através de vídeo -, que permite a interação e partilha de informação, com registo obrigatório no processo clínico. A teleobservação é uma observação física realizada à distância com a ajuda de dispositivos médicos certificados.

Que equipamentos são usados para a teleobservação?

Estes equipamentos/dispositivos médicos são certificados e permitem ao médico examinar - tal como na consulta presencial - o coração, os pulmões, a garganta, os ouvidos, a pele, a frequência cardíaca e a temperatura corporal.

Estes equipamentos são da marca TYTOCARE e já são utilizados em vários hospitais por todo o mundo.

Quem faz as teleconsultas com teleobservação?

As teleconsultas com teleobservação são realizadas por médicos especialistas de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar que trabalham em Atendimentos Permanentes da rede CUF, com experiência na realização de teleconsultas. Estes médicos ligam-se remotamente aos serviços para reforçar a equipa em momentos de pico, ajudando, assim, a diminuir os tempos de espera.

Quais são as consultas que podem ser realizadas na modalidade de teleconsulta com utilização do equipamento da TYTO no Atendimento Permanente?

Podem ser realizadas em teleconsulta todas as consultas que o seu profissional de saúde considere que reúnem as condições necessárias para serem efetuadas à distância, sem comprometer a qualidade da prestação de cuidados de saúde. Neste caso são apenas considerados doentes triados com pulseira verde ou azul.

Quais os principais benefícios da teleconsulta com a teleobservação no Atendimento Permanente?

A realização das teleconsultas com teleobservação permite:

  • Reduzir o tempo de espera;
  • Em caso de necessidade de exames complementares: o cliente não precisa esperar pelos resultados no AP. Pode aguardar em casa, onde será contactado pelo médico para a orientação final (discussão do diagnóstico, recomendações e prescrição).
O valor a pagar é o mesmo?

Sim.