Publicações Científicas

Publicações Científicas
Gazeta Médica

A Gazeta Médica foi fundada em 1948, e os seus artigos foram indexados na Medline de 1948 a 1964 data em que a revista foi descontinuada.

É uma revista científica, revista por pares (single-blinded peer review), de publicação trimestral cuja missão é promover a excelência em medicina publicando artigos de rigor científico e metodológico, atualidade dos temas e sentido prático, procurando sempre que a informação seja da maior utilidade na prática clínica. 

A Gazeta Médica aceita para publicação artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, séries de casos, imagens em Medicina e Cirurgia, editoriais, cartas ao editor, história da Medicina e outros artigos que visam melhorar a prática clínica (recomendações, normas de orientação clínica e perspectivas).

A revista está indexada no Índex das Revistas Médicas Portuguesas e no Directory of Open Access Journals (DOAJ).

Colabore connosco

Ser autor e revisor de revistas científicas indexadas valoriza o seu currículo e garante-lhe uma atualização permanente

Livros chancelados
Urgências em oftalmologia

Urgências em oftalmologia para médicos não oftalmologistas

O corpo clínico do Serviço de Oftalmologia do Hospital CUF Descobertas com as suas várias subespecialidades, após 14 anos de apoio ao Serviço de Urgência/Atendimento Permanente, considerou que seria de grande utilidade fazer um manual de urgência em oftalmologia para apoiar a Medicina Geral e Familiar.

A estratégia passou por fazer um pequeno guia, que providenciasse vias de diagnóstico, terapêuticas e que fornecesse algumas orientações, que não são regras fixas.

Manual de Urgências Urológicas

 

Inspirado nas V Jornadas de Urologia, o Manual de Urgências Urológias foi enriquecido com outros temas da especialidade e com um capítulo do âmbito geral que pretende promover a "agilização dos diagnósticos diferenciais (...)" no sentido de alertar os profissionais de saúde que trabalham em instituições de atendimento médico de urgência para patologias de Medicina Geral concomitantes e frequentemente associadas às patologias urológicas, tais como a traumopatia isquémica e hipertensiva, fenómenos tromboembólicos, diabetes descompensada, desequilíbrios eletrolíticos, lombalgias osteomusculares e abdómen agudo", avança Fortunato Barros.

Pneumologia Básica em Medicina Geral e Familiar

Considerando a presença diária de doenças do foro respiratório nas consultas de Medicina Geral e Familiar e o inegável progresso científico e tecnológico registado nas últimas décadas na especialidade, a publicação visa apresentar os aspetos de diagnóstico e tratamento das várias patologias abordadas, de modo a constituir um instrumento de utilidade prática.

Pela sua natureza, o livro é dirigido a médicos de Medicina Geral e Familiar, estudantes de Medicina, internos de formação específica e outros profissionais de saúde que lidam com patologia pneumológica.

Doença de Ménière, do Diagnóstico à Terapêutica

 

O livro Doença de Ménière, do Diagnóstico à Terapêutica, com a coordenação editorial de João Paço, contém 15 capítulos em co-autoria com especialistas do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Infante Santo. 

Patologia da cavidade bucal, faringe e laringe

Patologia da cavidade bucal, faringe e laringe na prática clínica

A patologia da cavidade bucal, faringe e laringe domina grande parte da consulta e das urgências do dia a dia dos centros de saúde e dos hospitais.

Tem pois todo o sentido uma obra que possa estar presente nas consultas e nas urgências, ajude os nossos alunos, mas também que seja de consulta fácil para os internos da especialidade, otorrinolaringologistas, pediatras e médicos de família.

Manual de Urgências ORL

A 2ª edição do Manual de Urgências ORL mantém os capítulos anteriormente publicados, com uma ordenação mais clínica, sempre dentro das perspetiva de apresentar, para cada patologia, os princípios básicos para o diagnóstico, identificando os fatores desencadeantes, sinais e sintomas, diagnóstico diferencial e finalmente a terapêutica das doenças mais comuns.

Há que relembrar que as queixas do foro da otorrinolaringologia representam mais de 50% da afluência da Urgência e dos Atendimentos Permanentes, justificando o interesse e utilidade deste manual.

Manual de Medicina Intensiva

O Manual de Medicina Intensiva reúne textos de diferentes autores e especialidades, com vista a uma revisão exaustiva das patologias mais frequentes no âmbito da Medicina Intensiva.

O livro conta com a coordenação de Pedro Ponce e João João Mendes.

Manual de Urgências e de Emergência | 1ª edição

O Manual de Urgências e de Emergência foi um trabalho de equipa de vários médicos, de diferentes especialidades, que escreveram artigos sobre as patologias mais frequentes que enfrentam, focando-se nos aspetos práticos da sua abordagem clínica. Esta revisão exaustiva constitui, assim, um verdadeiro manual de urgência e de emergência.

Manual de Urgências e Emergências | 3ª edição

Nesta edição os coordenadores Pedro Ponce e João João Mendes, em conjunto com outros colegas médicos e enfermeiros - todos eles atores experimentados na abordagem do doente urgente e emergente - explicam aos leitores o que deve ser feito do ponto de vista diagnóstico e terapêutico e com que critérios se decide o internamento ou se referencia ao especialista para continuação de cuidados. 

Entre outra reformulações, introduziram-se secções de abordagem geral do doente crítico vítima de doença súbita e de trauma e uma secção dedicada à exploração dos sinais e sintomas cardinais, que reflete a estratégia organizativa de abordagem do doente em ambiente de Urgência.