Retomar os cuidados de saúde em segurança

Consultas, exames, cirurgias e Atendimento Permanente

No contexto da pandemia de COVID-19 em Portugal, a CUF tem procurado, desde o início, conciliar a contenção da pandemia com a necessidade de continuar a servir a população, garantindo a segurança de clientes e colaboradores.

Conscientes que a manutenção e reforço das medidas de segurança é fundamental, estamos a retomar gradualmente a atividade programada da CUF - consultas, exames e cirurgias, entre outros atos clínicos, suspensos devido ao período de contenção da pandemia. 

Esta retoma de atividade obedecerá ao princípio da prestação de cuidados de saúde em segurança, traduzido, nomeadamente, em medidas como o rastreio de temperatura a todos os que entrarem nos hospitais e clínicas CUF e o fornecimento de máscara cirúrgica de proteção individual a todos os clientes e profissionais à entrada dos edifícios, a par de uma segregação de circuitos e de alterações nas zonas comuns, desde logo nas salas de espera.

Conheça as medidas de segurança adotadas pela CUF.

 

Consultas, exames, cirurgias e outros tratamentos

Foi retomada a marcação de consultas, exames, cirurgias e outros atos clínicos programados em toda a rede de Hospitais e Clínicas CUF. 

A prestação destes cuidados de saúde é feita através de circuitos hospitalares completamente segregados para doentes COVID-19 e não COVID-19 e de um conjunto alargado de outras medidas de proteção, por forma a garantir a máxima segurança a todos os doentes e profissionais de saúde.

Caso necessite de marcar uma consulta, exame, cirurgia ou qualquer outro tipo de ato clínico, pode fazê-lo da seguinte forma:

Para qualquer questão adicional, não hesite em contactar a CUF.

A abertura de agendas dos médicos CUF está a ser feita de forma gradual pelo que poderá agendar ou reagendar os atos médicos que necessita a partir destas datas em função da agenda do seu médico CUF.

 

Internamento

Todos os hospitais CUF mantêm os Serviços de Internamento abertos aos cuidados gerais da população para doentes não COVID-19. 

O internamento de doentes COVID-19 na rede CUF apenas é possível nos Hospitais CUF Infante Santo e CUF Porto, sendo o mesmo realizado numa área muito específica e completamente segregada das restantes áreas destes hospitais uma vez que quer o Hospital CUF Infante Santo, quer o Hospital CUF Porto mantêm o internamento aberto também a todos os doentes não COVID-19.

Com estas medidas, o internamento de todos os doentes em todos os hospitais da Rede CUF é realizado de acordo com as melhores práticas e no estrito cumprimento das medidas de qualidade e de segurança de todos. 

 

Atendimento Permanente e Atendimento Médico Não Programado

 

  • Área metropolitana de Lisboa - adultos

Hospital CUF Infante Santo: admite, trata e, se necessário, interna todos os doentes, independentemente da sua patologia, respeitando circuitos segregados para casos COVID-19 e não COVID-19, de acordo com a triagem inicial de todos os doentes. 

O Atendimento Permanente do Hospital CUF Infante Santo funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

 

Hospital CUF Descobertas: admite, trata e, se necessário, interna os doentes, respeitando circuitos segregados para casos COVID-19 e não COVID-19, de acordo com a triagem inicial de todos os doentes. Em caso de patologia respiratória com necessidade de internamento, o doente é transferido para o Hospital CUF Infante Santo ou para um hospital do SNS de acordo com a preferência do próprio doente e, naturalmente, da respetiva condição clínica.

 

O Atendimento Permanente a grávidas (atendimento permanente de ginecologia-obstetrícia) permanece em funcionamento no Hospital CUF Descobertas. Caso as doentes tenham sintomas COVID-19 ou já tenham sido diagnosticadas com COVID-19 devem entrar em contacto directo com o respetivo médico assistente na CUF.

O Atendimento Permanente de Adultos e o Atendimento Permanente de Ginecologia Obstetrícia do Hospital CUF Descobertas funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

 

Hospital CUF Cascais: O Atendimento Permanente do Hospital CUF Cascais admite, trata e, se necessário, interna todos os doentes exceto doentes COVID-19. 

Após uma triagem inicial feita na entrada do Atendimento Permanente, os doentes com sintomas suspeitos de COVID-19 serão encaminhados para o Hospital CUF Infante Santo em Lisboa ou para um hospital público (SNS) mais próximo, em função da sua própria preferência e, naturalmente, da respetiva condição clínica.

O horário de funcionamento do Atendimento Permanente de Adultos do Hospital CUF Cascais é, nesta fase, entre as 8h00 e as 24h00, 7 dias por semana.

 

Hospital CUF Sintra: O Atendimento Médico Não Programado de Adultos do Hospital CUF Sintra admite e trata todos os doentes exceto doentes COVID-19. Após uma triagem inicial, feita na entrada do Serviço de Atendimento Médico Não Programado, os doentes com sintomas suspeitos de COVID-19 serão encaminhados para o Hospital CUF Infante Santo em Lisboa ou para um hospital público (SNS) mais próximo, em função da sua própria preferência e, naturalmente, da respetiva condição clínica.

O horário de funcionamento do Atendimento Médico Não Programado de Adultos do Hospital CUF Sintra é das 8h00 às 24h00, 7 dias por semana. 

 

Clínica CUF Almada: O Atendimento Médico Não Programado de Adultos da Clínica CUF Almada admite e trata todos os doentes exceto doentes COVID-19. Após uma triagem inicial, feita na entrada do Serviço de Atendimento Médico Não Programado, os doentes com sintomas suspeitos de COVID-19 serão encaminhados para o Hospital CUF Infante Santo em Lisboa ou para um hospital público (SNS) mais próximo, em função da sua própria preferência e, naturalmente, da respetiva condição clínica.

O horário de funcionamento do Atendimento Médico Não Programado de Adultos da Clínica CUF Almada é das 8h00 às 24h00, 7 dias por semana. 

 

 

  • Área metropolitana de Lisboa - crianças

O Atendimento Permanente CUF para crianças na área metropolitana de Lisboa está, nesta fase, centralizado no Hospital CUF Descobertas (aberto 24h por dia, 7 dias por semana), havendo ainda, a partir do início de maio, uma resposta em regime de Consulta Não Programada (com horário diferenciado) nos hospitais CUF Infante Santo, CUF Cascais, CUF Sintra e Clínica CUF Almada.

Em caso de urgência, as crianças devem dirigir-se ao ao Atendimento Permanente Pediátrico do Hospital CUF Descobertas, aberto 24h por dia, 7 dias por semana.

Se for necessário, será feita uma triagem de despiste para a COVID-19. No caso de episódio confirmado de COVID-19, e se for necessário internamento, estas crianças serão devidamente encaminhadas para o hospital de referência de acordo com indicações da Autoridade de Saúde. 

Está encerrado, temporariamente, o Atendimento Permanente para crianças dos hospitais CUF Cascais e CUF Sintra e da Clínica CUF Almada.

Nesta fase, foram criadas e/ou reabertas as seguintes Consultas Não Programadas de Pediatria na região metropolitana de Lisboa:

  • Hospital CUF Sintra - 8-20h, dias úteis e 8-13h aos sábados
  • Clínica CUF Almada -  8-20h, dias úteis e 8-13h aos sábados
  • Hospital CUF Cascais - 8-20h, dias úteis e 8-13h aos sábados
  • Hospital CUF Infante Santo - 9-20h, dias úteis

 

Hospital CUF Porto - adultos e crianças

  • Admite, trata e interna todos os doentes adultos com e sem suspeita ou confirmação de COVID-19, respeitando circuitos segregados para os diferentes tipos de doentes após triagem inicial na entrada do Serviço de Atendimento Permanente. 
  • No caso das crianças, admite, trata e interna todos os doentes com exceção do internamento de crianças com COVID-19. No caso de episódio confirmado de COVID-19, e se for necessário internamento, estas crianças serão devidamente encaminhadas para o hospital de referência de acordo com indicações da Autoridade de Saúde.
  • O Atendimento Permanente para adultos e crianças está em funcionamento 7 dias por semana, entre as 9h00 e as 22h00.

 

Hospital CUF Torres Vedras - adultos e crianças

  • Atendimento Permanente de Adultos em funcionamento 24 horas por dia. 

Este Serviço de Atendimento Permanente de Adultos admite e trata todo o tipo de doentes. É realizada triagem inicial de doentes COVID-19 e, em caso de necessidade de internamento, os doentes serão referenciados dentro da rede CUF para o Hospital CUF Infante Santo em Lisboa ou para um hospital público (SNS) de acordo com a preferência do próprio doente e, naturalmente, da respetiva condição clínica. 

  • Atendimento Permanente Pediátrico das 9h00 às 21h00, de segunda-feira a sábado. Este Serviço de Atendimento Permanente de crianças admite e trata todo o tipo de doentes. É realizada triagem inicial de doentes COVID-19. No caso de episódio confirmado de COVID-19, e se for necessário internamento, estas crianças serão devidamente encaminhadas para o hospital de referência de acordo com indicações da Autoridade de Saúde.

 

Hospital CUF Santarém - adultos e crianças

  • Atendimento Médico não Programado de Adultos em funcionamento 24 horas por dia. Este Serviço de Atendimento Médico Não Programado de Adultos admite e trata todo o tipo de doentes. É realizada triagem inicial de doentes COVID-19 e, em caso de necessidade de internamento, os doentes serão referenciados dentro da rede CUF para o Hospital CUF Infante Santo em Lisboa ou para um hospital público (SNS) de acordo com a preferência do próprio doente e, naturalmente, da respetiva condição clínica. 
  • Atendimento Médico não Programado de crianças das 9h00 às 21h00, de segunda-feira a sexta-feira. É realizada triagem inicial de doentes COVID-19. No caso de episódio confirmado de COVID-19, e se for necessário internamento, estas crianças serão devidamente encaminhadas para o hospital de referência de acordo com indicações da Autoridade de Saúde. 

 

Hospital CUF Viseu - adultos e crianças

  • Atendimento Permanente de Adultos em funcionamento das 8h00 às 22h00, 7 dias por semana. É realizada triagem de doentes COVID-19 e, em caso de necessidade de internamento, os doentes serão referenciados dentro da rede CUF ou para um hospital público (SNS), de acordo com a preferência do próprio doente e, naturalmente, da respetiva condição clínica. 
  • Atendimento Permanente Pediátrico das 10h00 às 20h00, 7 dias por semana. É realizada triagem inicial de doentes COVID-19. No caso de episódio confirmado de COVID-19, e se for necessário internamento, estas crianças serão devidamente encaminhadas para o hospital de referência de acordo com indicações da Autoridade de Saúde.

 

Hospital CUF Coimbra - adultos e crianças

  • Está encerrado, temporariamente, o Atendimento Médico Não Programado de Adultos e a Consulta de Pediatria sem marcação. 

 

A CUF acredita que o seu papel é prestar cuidados de saúde essenciais e que não podem, nem devem, ser adiados e, por isso, considera que esta é a altura adequada para retomar a atividade clínica programada de uma forma necessariamente segura para todos.