Maternidades CUF: Segurança e presença de acompanhante

COVID-19

Presença de acompanhante nas maternidades CUF

No contexto da pandemia por COVID-19, foram adotadas um conjunto de medidas que visam a proteção de grávidas, parturientes e recém-nascidos, bem como de toda a equipa de profissionais de saúde.

 

Para reforçar a segurança de todos, não é permitido qualquer acompanhante nas consultas, durante a realização de ecografias ou outros exames. Compreendemos que é um momento que deveria ser idealmente partilhado, mas somos obrigados a zelar pela segurança das nossas grávidas e bebés. Esperamos poder alterar esta decisão o mais rápido possível.

 

Porque o parto é, naturalmente, um momento muito especial para a futura mãe e toda a família, passou a ser permitida a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, período expulsivo e pós parto desde que:

  • a grávida seja SARS-Cov2 negativa
  • o acompanhante não tenha sintomas de COVID-19

O acompanhamento do período expulsivo é permitido dentro das condições anteriores e desde que o Bloco de Partos permita a distância de segurança de 1,5 metros entre pessoas. Nos casos em que tal não se verifique, nomeadamente no Hospital CUF Porto, para que os pais possam assistir ao parto, devem realizar o teste à COVID-19 em simultâneo com a grávida. Caso não o façam, o acompanhante aguardará no quarto durante este período com opção de videochamada se as condições clínicas forem favoráveis, podendo estar com a parturiente durante o trabalho de parto e no pós-parto. 

O acompanhante poderá também permanecer com a grávida e o recém-nascido até ao momento da alta, não podendo ausentar-se do quarto nem circular no serviço.

Procedimentos de segurança clínica reforçados

Garantindo a segurança das grávidas e bebés, as maternidades CUF implementaram um conjunto de procedimentos de qualidade que visam garantir um seguimento da gravidez, parto e pós parto, seguros. 

 

Todas as consultas e exames obstétricos decorrem com a máxima de segurança, quer ao nível dos equipamentos de proteção individual, quer ao nível dos circuitos e especialização das equipas clínicas. 

 

As Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais existentes quer na Maternidade do Hospital CUF Descobertas quer na maternidade do Hospital CUF Porto (esta última única na região Norte) - com equipas especializadas e dedicadas 24 horas por dia - garantem igualmente a máxima segurança nos cuidados pós parto ao recém-nascido. 

 

No contexto de Pandemia COVID-19 a CUF continua empenhada em dar resposta a todos os seus clientes garantindo a excelência clínica, segurança e qualidade pelas quais se pautam o dia-a-dia das suas unidades.