Maternidades CUF: Segurança e presença de acompanhante

COVID-19

Presença de acompanhante nas maternidades CUF

No contexto da pandemia por COVID-19, foram adotadas um conjunto de medidas que visam a proteção de grávidas, parturientes e recém-nascidos, bem como de toda a equipa de profissionais de saúde.

 

Para reforçar a segurança de todos, não é permitido qualquer acompanhante nas consultas.  Relativamente às ecografias obstétricas, é permitida a presença do pai, à exceção da Clínica CUF Almada, Clínica CUF Alvalade, Clínica CUF Belém, Hospital CUF Cascais, Hospital CUF Coimbra, Hospital CUF Descobertas e Clínica CUF Miraflores.
Compreendemos que é um momento que deveria ser idealmente partilhado, mas somos obrigados a zelar pela segurança das nossas grávidas e bebés. Esperamos poder alterar esta decisão o mais rápido possível.

 

Porque o parto é, naturalmente, um momento muito especial para a futura mãe e toda a família, passou a ser permitida a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, período expulsivo e pós parto desde que:

  • a grávida seja SARS-Cov2 negativa
  • o acompanhante seja SARS-Cov2 negativo

O acompanhante poderá também permanecer com a grávida e o recém-nascido até ao momento da alta, não podendo ausentar-se do quarto nem circular no serviço.

Procedimentos de segurança clínica reforçados

Garantindo a segurança das grávidas e bebés, as maternidades CUF implementaram um conjunto de procedimentos de qualidade que visam garantir um seguimento da gravidez, parto e pós parto, seguros. 

 

Todas as consultas e exames obstétricos decorrem com a máxima de segurança, quer ao nível dos equipamentos de proteção individual, necessário à prática clínica em segurança em contexto de COVID-19, quer ao nível dos circuitos e especialização das equipas clínicas. 

 

A segurança dos clientes em geral, e em particular das grávidas, exige uma separação clara de circuitos entre doentes COVID-19 e não COVID-19, o que à luz da configuração dos blocos de partos das unidades CUF não é possível de concretizar. A CUF informa por isso que, nos casos das grávidas com teste positivo à COVID-19, verifica-se a necessidade de transferência para uma unidade de referência no tratamento de COVID-19, garantindo assim a sua máxima segurança.

 

As Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais existentes quer na Maternidade do Hospital CUF Descobertas quer na maternidade do Hospital CUF Porto (esta última única na região Norte) - com equipas especializadas e dedicadas 24 horas por dia - garantem igualmente a máxima segurança nos cuidados pós parto ao recém-nascido. 

 

No contexto de Pandemia COVID-19 a CUF continua empenhada em dar resposta a todos os seus clientes garantindo a excelência clínica, segurança e qualidade pelas quais se pautam o dia-a-dia das suas unidades.