##  [CUF subscreve Manifesto Rumo à COP26](/noticias/cuf-subscreve-manifesto-rumo-cop26) 

 

 

  1. [Início](/)
2. CUF subscreve Manifesto Rumo à COP26
 
  

 # CUF subscreve Manifesto Rumo à COP26

 

 

 



 

22 de Julho de 2021

 

No passado dia 21 de julho, a BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável terminou o Manifesto “Rumo à COP26”, assinado por mais de 80 empresas portuguesas, às quais a CUF se juntou, e que surge a cerca de três meses da 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), que terá lugar em Glasgow, de 31 de outubro a 12 de novembro.

Sendo este um momento crítico para se cumprir o Acordo de Paris sobre o clima, um grupo de empresas-membro do BCSD Portugal e de membros do seu Conselho Consultivo destacam um conjunto de objetivos de grande relevância para que a COP26 seja um sucesso. O manifesto corrobora a relevância desta conferência e sublinha os principais resultados esperados, através de 11 pontos que refletem os diferentes aspetos a considerar para aumentar a ambição da resposta global e coletiva às alterações climáticas.

João Castello Branco, Presidente da Direção do BCSD Portugal, sublinha a importância desta iniciativa, explicando que “não podemos deixar que a ação climática se limite às políticas e iniciativas atualmente em curso, sob pena de isso resultar num aquecimento global no mínimo de 2,9⁰C” o que não é, de todo, compatível com a proteção que se ambiciona para o planeta e para a biosfera.

O Secretário-Geral do BCSD Portugal, João Meneses, reforça: “As empresas têm um papel decisivo na ação climática, não só pelos impactos das suas cadeias de valor, mas sobretudo pelo seu potencial de investimento, conhecimento e inovação.”

A CUF está alinhada com os objetivos do Manifesto que procuram limitar o aquecimento da Terra a 1,5⁰C, o que obriga a acelerar o processo de descarbonização em todo o mundo.

Saiba mais sobre o Manifesto “Rumo à COP26” em: <https://bcsdportugal.org/manifesto-rumo-cop-26/>



 

 





 ![alterações climatéricas ](/sites/portalcuf/files/styles/max_width_1050px/public/media/image/2021-07/ManifestoCOP26_cuf-branco.jpg?itok=80yXIWaT)