Luz Intensa Pulsada (IPL)

O equipamento de Luz Intensa Pulsada (IPL) utiliza uma tecnologia sofisticada que mediante a emissão de pulsos de luz intensa em diferentes comprimentos de onda vai atuar seletivamente em várias estruturas como a melanina (dos pelos, manchas acastanhadas), hemoglobina (vermelhidão) e colagénio (flacidez e rugas). Esta seletividade vai permitir o tratamento de várias alterações da pele duma forma não invasiva sem afetar a pele normal.

 

Quais as indicações da luz pulsada?

  • Fotorejuvenescimento

A tecnologia de luz pulsada permite o tratamento de várias lesões causadas pelo fotoenvelhecimento em diversas áreas do corpo como a face, dorso das mãos, colo e pescoço.

O tratamento com IPL melhora a aparência da pele fotoenvelhecida removendo manchas acastanhadas (lentigos solares), sardas, pigmentação irregular, pequenos vasos dilatados; aperta os poros dilatados e a pele adquire um aspeto mais liso, brilhante e tonificado com atenuação das rugas e flacidez.

  • Rosácea

Com o tratamento de luz pulsada os sintomas e sinais da rosácea de flushing, eritema e telangiectasias diminuem de forma significativa.

Outras indicações para aplicação de IPL são o melasma, poiquilodermia de Civatte, cicatrizes de acne (o eritema e hiperpigmentação pós inflamatória), estrias (fase de eritema).

O tratamento com luz pulsada é um procedimento de ambulatório, pouco doloroso, tem a duração de cerca de 20 minutos e não carece de período de recuperação, com retoma da atividade normal de imediato.

São efetuadas 4-6 sessões com periodicidade mensal.

Aos tratamentos com o IPL podem associar-se outras técnicas de rejuvenescimento (resurfacing laser, peelings, preenchimentos, toxina botulínica) potenciando um melhor resultado cosmético.

  • Fotodepilação

A luz intensa é absorvida seletivamente pelo pigmento dos folículos pilosos que vai aquecer o pelo e destruir a capacidade de recrescimento do folículo sem provocar alterações na pele circundante.

A tecnologia é eficaz para reduzir de forma definitiva o pelo em todos os tipos de pele.

O número de tratamentos necessários depende de vários fatores relacionados com a cor do pelo, tipo de pele e área a tratar.

 

Quais as contraindicações da luz pulsada?

  • Gravidez
  • Pele bronzeada
  • Medicação anticoagulante e fotossensível
  • Coagulopatias
  • Alergia ao sol

 

Quais os efeitos adversos do IPL?

Podem surgir como efeitos adversos inflamação, bolhas, púrpura, edema, hipo e hiperpigmentação.

Normalmente, estes efeitos são transitórios e acabam por desaparecer.

O tratamento IPL é uma técnica não invasiva, segura, bem tolerada, com tempo de recuperação e complicações mínimas, eficaz e ajustado a cada tipo de pele e condição.