Consulta Úlcera de Perna

As úlceras do membro inferior são bastante comuns na população em geral. São particularmente frequentes nas pessoas idosas, nos fumadores, nas pessoas com problemas vasculares (por exemplo, naquelas que têm varizes ou aterosclerose), nos indivíduos com diabetes, com doenças do tecido conjuntivo ou ainda nos indivíduos que tenham que tomar certos medicamentos, como corticoides.

Muitas vezes, estas úlceras podem ser tratadas conservadoramente com pensos e, se possível, com a correção ou melhoria da situação clínica predisponente. Contudo, por vezes, esta conduta não resulta ou obriga a tratamentos com pensos que se arrastam por meses ou anos.

Neste processo, muitas vezes, registam-se infeções das úlceras que atrasam o processo de cicatrização e que podem mesmo causar problemas significativos em regiões adjacentes ou à distância. Tudo isto tem um impacto muito significativo na qualidade de vida e condição geral de saúde das pessoas com úlceras de perna.

A integração das especialidades de Cirurgia Vascular ou Cirurgia Plástica permite avaliar de forma adequada o estado venoso e arterial dos membros e proceder ao tratamento mais adequado, com técnicas de acordo com as necessidades individuais.