Edifício Instituto CUF Porto

Centro de Medicina e Traumatologia Desportiva

O Centro de Medicina e Traumatologia Desportiva da CUF foi pensado e estruturado para oferecer uma abordagem especializada e multidisciplinar em situações de natureza médica ou traumatológica relacionadas com a prática de desporto ou exercício físico. Debruça-se no diagnóstico e tratamento da patologia do desporto, assim como no aconselhamento médico-desportivo, no âmbito do desporto de competição e de lazer. 

 

O corpo clínico do Centro atua em duas vertentes diferentes: a Medicina Desportiva, em modo prevenção através da Consulta do Desportista, e a Traumatologia Desportiva, nomeadamente pelo tratamento de lesões, na Consulta de Lesões do Desportista.

 

A Consulta do Desportista permite avaliar e orientar o atleta no âmbito da prevenção e do acompanhamento de lesões não traumáticas e ainda promover um aconselhamento individualizado e adequado ao nível de competição, através da realização de Exames Médico-Desportivos e de um seguimento completo do atleta. Procure um dos especialistas em Medicina Desportiva caso esteja a iniciar a prática desportiva e se pretende ter aconselhamento médico nesta área.

 

A Consulta de Lesões do Desportista está direcionada para orientar os atletas com lesões agudas ou crónicas. Procure um dos especialistas em Traumatologia Desportiva no caso de suspeitar de lesões ou traumas decorrentes da prática de exercício físico.

 

A Medicina Desportiva, funcionando em articulação com a Cardiologia, Pneumologia, Endocrinologia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Medicina Dentária, Nutrição e Psicologia, encontra-se vocacionado para todos os aspetos da clínica médica relacionada com a prática de atividades físicas e desportivas, como por exemplo:

  • Avaliação do estado geral de saúde prévio à participação em atividades desportivas
  • Avaliação de fatores de risco para lesões desportivas ou médicas
  • Prescrição de atividade física na população saudável ou portadora de doença pré-existente
  • Maximização do rendimento desportivo
  • Exames Aptidão Desportiva (atestado federado, check-up)

 

A Traumatologia Desportiva, funcionando em articulação com a Ortopedia, Medicina Física e Reabilitação e Radiologia, encontra-se vocacionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões no aparelho musculoesquelético decorrentes do exercício físico ou prática desportiva.

 

Os serviços disponibilizados pelo Centro de Medicina e Traumatologia Desportiva são acessíveis a todas as pessoas, independentemente da sua idade, sexo ou nível de envolvimento na prática desportiva (lazer, recreação, competição ou profissional)."

 

O Centro de Medicina e Traumatologia Desportiva da CUF encontra-se estabelecido no Hospital CUF Porto, no Hospital CUF Santarém, no Hospital CUF Torres Vedras, no Instituto CUF Porto e na Clínica CUF Alvalade e possui equipas de profissionais de saúde experientes nesta área de atuação.

Consultas

Veja as nossas consultas no Centro de Medicina e Traumatologia Desportiva e faça a sua marcação.

Conheça este Centro na rede CUF