A Medicina do Sono é uma área específica do saber médico interdisciplinar, essencial para um correto diagnóstico das várias doenças de sono. Esta área implica, além de uma vasta formação teórica, o domínio de técnicas laboratoriais complexas, bem como um trabalho em equipa multidisciplinar. É uma área com especificidades próprias e de reconhecimento recente em Portugal, tendo merecido a criação, por parte da Ordem dos Médicos, de uma competência médica com critérios curriculares bem definidos.

 

A função do sono é um tema amplamente discutido e para a qual existem várias teorias. É consensual que tem funções de reparação, conservação e aprendizagem. Durante o sono são eliminados agentes tóxicos e reparados os seus efeitos. Memórias e comportamentos relevantes são conservados e sendo eliminados os que não são importantes. Todas as espécies animais têm períodos de sono e vigília e mesmo nos mais simples se observam fases e atividades que alternam com fases de acalmia. As doenças do sono são frequentemente negligenciadas pelos profissionais de saúde e pelos próprios doentes. Uma vida saudável deve incluir um sono não patológico e uma higiene do sono adequada.

 

No Centro de Medicina do Sono da CUF reunimos um grupo de especialistas diferenciados que procuram responder e investigar todas as alterações que surgem por distúrbios relacionados com o sono.

 

Este centro é constituído por uma equipa multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas clínicas, nomeadamente na área de Neurologia, Pneumologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia,  Cirurgia Maxilo-Facial, Cardiologia, Medicina Dentária, Cirurgia da Obesidade, Nutrição e Endocrinologia.

 

Áreas de Atuação:

 

  • Insónia
  • Síndrome de Apneia Obstrutiva de Sono
  • Síndrome das Pernas Inquietas
  • Movimentos periódicos do sono, tais como o sonambulismo, as doenças do ritmo circadiano (como jet lag, atraso de fase ou avanço de fase) e a narcolepsia. 

 

Para dar resposta a abordagem destas e de outras patologias, o Centro integra um corpo clínico com diferenciação em Medicina do Sono.


No tratamento da patologia do sono existem no Centro de Medicina do Sono da CUF os seguintes procedimentos:

    Ler mais
    Fototerapia

    Para complementar o tratamento não farmacológico de alguns tipos de insónias, nomeadamente as resultantes da perturbação do ritmo circadiário, é realizado tratamento de Fototerapia (terapia com luz). Este método baseia-se na exposição diária a uma determinada quantidade de luz (lâmpada especial), em horários específicos, de acordo com a situação clínica.

    Terapia cognitivo-comportamental da insónia

    Abordagem não farmacológica da insónia que visa a correção dos comportamentos e/ou atitudes erradas em relação ao sono, substituindo-as por atitudes mais ajustadas à pretendida diminuição da ansiedade perturbadora do adormecer e da própria continuidade do sono.

    MBSR (Mindfulness based stress reduction)

    Programa de prevenção de stress e tratamento da insónia em grupos de 8 a 10 pessoas durante 8 semanas. Frequência semanal 3 horas/noite.

    Grupos de ventiloterapia com CPAP

    Abordagem psico-educativa de grupos de pacientes e familiares do Centro de Medicina de Sono aos quais tenha sido prescrito o CPAP.

    Esta interação de grupo visa uma melhor informação ao paciente e familiares sobre este tratamento, de modo a facilitar a adaptação. Nestas reuniões estarão presentes médicos, técnicos e psicólogos.

    Estes grupos funcionarão em horário pós laboral noturno, para uma mais fácil participação de todos. A frequência será quinzenal e mediante inscrição.

    O Centro de Medicina do Sono da CUF encontra-se estabelecido no Hospital CUF Descobertas, no Hospital CUF Infante Santo, no Hospital CUF Porto e no Hospital CUF Viseu e possui equipas de profissionais de saúde experientes no tratamento da patologia do sono.

    Consultas e Exames

    Veja as nossas consultas e exames no Centro de Medicina do Sono e faça a sua marcação.

    Conheça este Centro na rede CUF