A Unidade Cancro do Pulmão tem como missão o diagnóstico, tratamento e seguimento dos doentes com tumores malignos da traqueia, brônquios, pulmão, pleura e mediastino.

 

Organização Clínica

Na CUF Oncologia, esta unidade tem uma coordenação a sul e outra a norte do país, de forma a uniformizar e transversalizar as melhores práticas na abordagem ao cancro do pulmão, nos hospitais e clínicas da rede CUF.

A Unidade de Cancro do Pulmão é composta por uma equipa multidisciplinar de especialistas  na abordagem aos referidos tumores. A equipa inclui cirurgiões cardiotorácicos, pneumologistas, oncologistas, anátomopatologistas, radioncologistas, imagiologistas, médicos de medicina nuclear, paliativistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros de oncologia, farmacêuticos entre outros.

Os nossos doentes e seus cuidadores contam com um acompanhamento de grande proximidade, transmitindo confiança e esperança na recuperação da doença.

Ao seu dispor encontrará enfermeiros dedicados que o acompanham passo a passo para que se sinta sempre seguro e informado e uma equipa de gestores oncológicos, que facilitam todo o processo administrativo.

 

 

Investigação Clínica

Os nossos especialistas em cancro do pulmão contribuem e participam em projetos de investigação clínica, nomeadamente em colaboração com as universidades de medicina do país e centros de investigação. Desde 2018 que a Unidade de Cancro do Pulmão contribui para o Biobanco desta patologia oncológica, em parceria com o Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa.

 

Nas unidades CUF decorrem também vários ensaios clínicos e estudos observacionais dedicados ao cancro do pulmão.

Precisa de ajuda
Fale connosco

Contacte um dos nossos Gestores Oncológicos para o guiar e acompanhar desde o primeiro momento.

Se preferir pode agendar uma consulta através da nossa linha gratuita.

Áreas de atuação
No Diagnóstico

 

 

  • Biópsias pulmonares 

Consiste num procedimento realizado para diagnosticar patologia pulmonar, através da colheita de tecido do pulmão que é examinado ao microscópio. 

 

  • Programa de Diagnóstico Precoce de Cancro do Pulmão 

Se fuma pode reduzir o seu risco de cancro do pulmão, e de quem está à sua volta. Conheça o nosso programa de avaliação de risco e diagnóstico precoce de cancro do pulmão.

 

Mesmo para quem foi diagnosticado com cancro do pulmão, não é tarde para deixar de fumar. A investigação científica tem demonstrado que a quimioterapia é mais eficaz quando se deixa de fumar.

No Tratamento

Pneumologia de intervenção

É a subespecialidade que executa tratamentos que envolvem a conjugação de técnicas como a broncoscopia rígida com desobstrução mecânica, laserterapia, coagulação árgon-plasma, crioterapia, colocação de próteses endobrônquicas, entre outras. 

Um correto planeamento da estratégia a adotar é vital para o sucesso da terapêutica paliativa, sendo a sua eficácia imediata na maioria dos nossos doentes. 

 

Imunoterapia e Terapias Alvo

A aprovação de fármacos de Imunoterapia (dirigidas ao nosso sistema imunitário e não diretamente ao tumor) para um grupo já muito considerável de doentes, quer como terapêutica de primeira linha,
quer após o uso de outras terapêuticas, veio aumentar ainda mais as expetativas dos médicos que se dedicam ao tratamento do cancro do pulmão.

É hoje uma área em desenvolvimento crescente e grande é a esperança de que a curto prazo possamos alterar a sobrevida aos 5 anos, tornando o cancro do pulmão numa doença crónica. O uso destas terapêuticas, para além de aumentar a sobrevida dos doentes, simultaneamente aumenta-lhe a qualidade de vida, dado que os efeitos laterais dos fármacos são significativamente menores quando comparados com os da quimioterapia.

 

Especialidades
Diagnóstico
Tratamento
Serviços

As principais especialidades envolvidas na abordagem ao cancro do pulmão são:

  • Pneumologia
  • Imagiologia 
  • Anatomia Patológica
  • Medicina Nuclear
  • Cirurgia Torácica
  • Oncologia
  • Radioterapia

O parque tecnológico da CUF permite a realização dos diferentes exames auxiliares de diagnóstico de cancro do pulmão, nomeadamente em:

 

  • Pneumologia

Ecoendoscopia bronquica (EBUS-TBNA)

Broncoscopia flexivel

Broncoscopia rígida

Toracentese

Drenagem Pleural

Biopsia Pleural

 

  • Imagiologia

TC Baixa Dosagem

Biopsias aspirativas transtorácicas de agulha fina ou core

TC, Rx, RM e eco geral (estadiamento)

 

  • Anatomia Patológica

Histopatologia

Imunohistoquímica

Estudos de marcadores moleculares e genéticos

 

  • Medicina Nuclear

PET (Tomografia de Emissão de Positrões)

Cintigrafia Óssea

 

Tratamentos adequados e inovadores

Na CUF Oncologia dispomos de uma equipa experiente e a par das mais recentes inovações nos diferentes tipos de tratamento: cirurgia, terapias sistémicas, radioterapia e ensaios clínicos.

 

  • Na rede CUF encontra especialistas em Cirurgia Torácica com vários anos de experiência em cirurgia de cancro do pulmão.

 

  • Os nossos doentes têm acesso às terapêuticas mais inovadoras como a imunoterapia, terapias alvo e a possibilidade de participarem em ensaios clínicos disponíveis nas nossas unidades.

 

  • Na CUF Oncologia o seu tratamento é personalizado porque usamos informação genética sobre o seu tumor para determinar o melhor plano de tratamento. 

 

  • Os nossos serviços de Radioterapia estão equipados com tecnologia de última geração que permitem utilizar doses poderosas de radiação diretamente nos tumores, de forma mais precisa e com menos efeitos secundários.

Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce

Consiste na recomendação da realização anual de Tomografia Computorizada de baixa dosagem em conciliação com um programa de cessação tabágica para populações de risco, ou seja, fumadores de longa duração e ex-fumadores, entre os 50 e os 70 anos de idade.

A tomografia computorizada (TC) de tórax, nomeadamente com protocolo de baixa dose de radiação, permite a identificação de múltiplos nódulos pulmonares (benignos e malignos) que quando detetados precocemente possibilitam uma redução da mortalidade por cancro do pulmão, de acordo com os dados publicados pelo National Lung Screening Trial.

Será definido um plano de cessação tabágica personalizado e adaptado às suas circunstâncias.

Para iniciar o seu programa de prevenção e diagnóstico precoce de cancro do pulmão, consulte um dos nossos especialistas em Pneumologia.

 

Cancro do Pulmão
Consultas

Veja as nossas consultas na Unidade de Cancro do Pulmão e faça a sua marcação.

Conheça esta Unidade Autónoma na rede CUF