O Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT) é um centro com reconhecimento para formação a nível nacional e internacional. Em Portugal adquirimos o reconhecimento para formação pela Ordem Dos Médicos em 2014, obtendo idoneidade formativa em todas as Unidades com excepção da Unidade de Tumores Ósseos e das Partes Moles. Apesar de termos internos em formação que estagiaram no COT desde 2007, só a partir de 2014 viram o seu estágio reconhecido oficialmente.

No que se refere ao reconhecimento de cada uma das Unidades a nível Internacional, a Unidade do Ombro e Cotovelo é reconhecida pelas Sociedade Europeia de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SECEC) e Sociedade Europeia da Cirurgia do Joelho e Traumatologia Desportiva (ESSKA) como Teaching Centre. No que se refere a outras unidades tanto a Unidade do Joelho, como a Unidade da Anca e Bacia e a Unidade do Pé e Tornozelo são também reconhecidas pela ESSKA como Teaching Centres e a Unidade do Punho e Mão é também reconhecida como centro de formação pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão (SPCM).

Tanto a Unidade da Coluna Vertebral como a Unidade de Ortopedia Infantil e do Adolescente são unidades de prestígio e reconhecimento internacional por onde passam especialistas que veem de toda a Europa para observar técnicas cirúrgicas que aqui executamos por rotina e diferentes do que se pratica em outros centros nacionais e estrangeiros.

Esta é a razão porque ao longo destes vinte anos o COT tem desenvolvido a sua competência na formação pós-graduada recebendo internos de todo o país vindos dos hospitais do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e que foram 56 até 2019 e 34 nos dois anos da pandemia. No entanto a formação no COT estende-se para além do internato complementar de ortopedia, aceitando também recém-especialistas (fellows) que querem adquirir experiência e conhecimento mais diferenciado nas patologias das diversas regiões do esqueleto – desta forma recebemos 68 fellows até 2019 e 11 nos anos da pandemia (2020 e 21).

Estas são também razões pelas quais o COT é escolhido por sociedades Europeias como a Federação Europeia das Sociedades de Ortopedia e Traumatologia (EFORT), Sociedade Europeia de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SECEC) e Sociedade Europeia da Cirurgia do Joelho e Traumatologia Desportiva (ESSKA) como um dos centros em Portugal para ser visitado pelas diversas Travelling Fellowships que estas sociedades organizam, em que internos ou especialistas de toda a Europa nos visitam e experimentam um pouco dos nossos programas de formação pós graduada.

Centro de Ortopedia [e Traumatologia]