Estamos preparados para o Inverno

Segurança e reorganização dos hospitais e clínicas CUF

A CUF preparou-se para o inverno e está empenhada em manter a prestação de cuidados de saúde de qualidade e segurança a todos os seus clientes e em garantir resposta para além da COVID-19. 

No atual contexto, continua a ser fundamental assegurar a separação de circuitos e o distanciamento entre as pessoas, assim como a identificação precoce de eventuais casos suspeitos.

Para isso, a CUF reforçou os procedimentos de segurança com um conjunto de medidas baseadas nas melhores práticas nacionais e internacionais, que garantem a proteção adequada de clientes, profissionais e acompanhantes.

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Testes à COVID-19
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Cuidados Domiciliários CUF
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É seguro ir aos Hospitais/Clínicas CUF?

Sim, é seguro ir aos hospitais e clínicas CUF. A CUF implementou um conjunto alargado de medidas de segurança que garantem que a prestação de cuidados cumpre todas as normas preconizadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais.

Há restrições nas entradas da CUF?

Sim. O circuito de entrada/saída nos hospitais e clínicas CUF foi reorganizado por forma a garantir a segurança de clientes e profissionais. 

Em particular, no momento de entrada é feito um rastreio com medição de temperatura corporal (termómetro sem contacto) e identificação de sintomas.

E se detetarem que tenho temperatura > 38º?

Qualquer pessoa que chegue a um hospital ou clínica CUF com hipertermia (≥ 38ºC) e/ou sintomas respiratórios é encaminhada para o serviço de Atendimento Permanente (AP) ou é referenciada para a Linha Saúde 24 e/ou para um hospital do SNS, conforme preferência da própria.

Caso se trate de um Hospital/Clínica sem Atendimento Permanente, será avaliada a possibilidade de o cliente ser observado por um médico de Medicina de Geral e Familiar ou por um Pediatra, consoante o caso. No caso destes hospitais ou clínicas, o cliente poderá optar ainda por se dirigir ao serviço de Atendimento Permanente CUF mais próximo, fazer uma teleconsulta ou contactar a Saúde 24.

A CUF disponibiliza máscaras à entrada?

À entrada dos hospitais e clínicas CUF é fornecida uma máscara cirúrgica de proteção individual a todos os clientes e profissionais de saúde. Para garantir a correta utilização das máscaras, estão disponíveis cartazes com ensinamentos sobre como colocar e retirar as mesmas de forma adequada. Caso traga uma máscara comunitária poderá ser solicitado que a troque por uma máscara cirúrgica disponível na unidade. Está também disponível, nas entradas das unidades de saúde CUF, desinfetante para as mãos.

Que cuidados garantem nas salas de espera?

A CUF implementou um conjunto de medidas que visam garantir a segurança de clientes e profissionais nas salas de espera e zonas comuns, como elevadores, entre as quais: 

  • Desinfeção regular de todos os espaços comuns, para além dos espaços de prestação de cuidados de saúde;
  • Aumento do espaçamento entre postos de atendimento;
  • Sinalização, através de marcas e sinalética no chão, da distância necessária a respeitar nas filas de espera para as receções/quiosques;
  • Identificação mais eficaz de casos de atendimento prioritário, como idosos, grávidas e crianças menores de 2 anos;
  • Redução da capacidade dos locais destinados à espera dos clientes para garantir adequado distanciamento social.
É seguro continuar os tratamentos oncológicos?

Sim, é seguro. A CUF alerta para que não adie ou suspenda os seus tratamentos ou consultas já programadas de Oncologia, salvo por indicação do seu médico. 

Foram estabelecidos circuitos específicos para doentes oncológicos em tratamento ativo para minimizar o contacto com outros doentes garantindo assim a sua segurança.

Os doentes oncológicos realizam testes à COVID-19 de forma a garantir a sua segurança, a continuidade dos tratamentos e a segurança dos outros doentes.

Posso ir à CUF com um acompanhante?

Por forma a reduzir a circulação de pessoas nos hospitais e clínicas CUF,solicitamos que não traga acompanhante para  consultas, exames ou Atendimento Permanente, exceto nos seguintes casos:

  • clientes de pediatria;
  • clientes com necessidades especiais;
  • clientes em situação de dependência;
  • clientes em cuidados paliativos/com saúde frágil que necessitem de acompanhamento;
  • grávidas durante a realização de ecografias obstétricas (é permitida a presença do pai) à exceção da Clínica CUF Alvalade, Hospital CUF Cascais, Hospital CUF Coimbra e Hospital CUF Descobertas.
São permitidas visitas no Internamento?

Apenas é permitida uma visita diária a cada cliente internado há mais de 48 horas, por um período máximo de 60 minutos, no Internamento de Adultos. Consulte aqui os horários das visitas no internamento dos Hospitais CUF.

Saiba mais aqui

O pai pode assistir ao parto na CUF?

É permitida a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, período expulsivo e pós parto desde que sejam cumpridas as regras de segurança estabelecidas pelos Hospitais CUF. Consulte aqui a informação completa.

 

Que tipo de proteção usam os profissionais CUF?

Todos os profissionais CUF utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados à prestação de cuidados ao doente, em consonância com as normas da DGS e em algumas situações até acima dos critérios preconizados pelas autoridades de saúde e de acordo com o risco associado em cada procedimento. 

A CUF realiza formação periódica a todos os profissionais de saúde acerca da correta colocação e utilização dos EPIs que visam contribuir para o aumento dos níveis de segurança e proteção de todos os doentes e profissionais de saúde. 

Tenho que pagar os EPIs dos profissionais CUF?

O cumprimento das recomendações de utilização de EPI da DGS implica um consumo adicional de materiais, com diferentes níveis de proteção e complexidade, que varia consoante o tipo de serviço clínico prestado e o tempo de permanência no hospital. Consulte aqui a informação completa acerca deste tema.

Como estão a minimizar os riscos de transmissão?

De modo a complementar as restantes medidas de prevenção, a CUF está a ainda a reforçar, regularmente: 

 

A importância da higienização das mãos entre clientes e profissionais: 

  • Adesão adequada e estrita à higienização das mãos por todos os colaboradores;
  • Promoção  junto dos doentes das medidas de higienização das mãos;
  • Colocação de solução antissética de base alcoólica em locais de maior contacto, incluindo junto aos quiosques de admissão (check in). 

 

A divulgação e promoção do cumprimento das medidas de etiqueta respiratória:

  • Evitar tossir ou espirrar para as mãos;
  • Tossir ou espirrar para o braço ou manga com cotovelo fletido ou cobrir com um lenço de papel descartável;
  • Usar lenços de papel descartáveis para assoar, depositar de imediato no contentor de resíduos e lavar as mãos;
  • Se usar as mãos inadvertidamente para cobrir a boca ou o nariz, lavá-las ou desinfetá-las de imediato.
Quando é obrigatório fazer teste à COVID-19?

É obrigatória a realização de testes COVID-19 prévios à admissão do doente na CUF, nos seguintes casos:

  • Todas as cirurgias, incluindo partos;
  • Acompanhante do parto
  • Exames invasivos (quando aplicável);
  • Internamento médico programado ou urgente;
  • No casos de exames ou intervenções programadas será informado por um administrativo de quais os procedimentos a seguir.
Posso fazer um teste à COVID-19 na CUF?

A CUF disponibiliza a realização de testes COVID-19, PCR e serológicos, mediante marcação. Saiba mais aqui.

Qual o procedimento COVID-19 à entrada da CUF?

Os casos considerados suspeitos COVID-19 no rastreio realizado à entrada de todas as unidades de saúde CUF serão encaminhados para um circuito diferenciado. 

Caso se trate de um Hospital com serviço de Atendimento Permanente de Adultos e/ou Pediátrico, o doente será encaminhado para observação médica e, se o médico considerar necessário, será realizado um teste COVID-19 e o cliente deverá aguardar o resultado em isolamento na sua residência.

Caso se trate de um Hospital/Clínica sem Atendimento Permanente, será avaliada a possibilidade de o cliente ser observado por um médico de Medicina de Geral e Familiar ou por um Pediatra, consoante o caso. No caso destes hospitais ou clínicas, o cliente poderá optar ainda por se dirigir ao serviço de Atendimento Permanente CUF mais próximo, fazer uma teleconsulta ou contactar a Saúde 24

Posso ir à CUF se tiver COVID-19 confirmado?

A CUF tem capacidade para tratar doentes COVID-19 sendo importante ter em conta o seguinte:

  • O tratamento em regime de ambulatório deve ser feito preferencialmente em regime de teleconsulta e, em caso de necessidade, com recurso ao Serviço de Atendimento Permanente;
  • O tratamento em regime de internamento está disponível apenas nos Hospitais CUF Porto, CUF Infante Santo e CUF Descobertas, estando dependente do número de camas vagas preparadas para estes doentes. 
  • Existe apenas acordo com a Multicare para o internamento de doentes com COVID 19 pelo que o doente deverá verificar a comparticipação do respectivo seguro. No caso dos subsistemas não existe acordo para internamento destes doentes pelo que será aplicado o tarifário de preços particulares.
  • No caso das grávidas e crianças, e uma vez confirmado o diagnóstico de COVID-19, os doentes serão encaminhados para o hospital de referência do SNS, com o acompanhamento das equipas CUF, por forma a garantir sempre as máximas condições de segurança para todos.
Tenho consulta na CUF e sintomas COVID-19

Se tiver sintomas COVID-19 ou a suspeita que poderá estar infectado, deverá seguir os procedimentos oficiais e ligar Saúde 24.

O acompanhamento de doentes COVID-19 pela CUF é feito através de Teleconsulta, pelo que deverá remarcar o seu ato médico, se possível, para esta modalidade.

Em caso de necessidade, poderá dirigir-se a um dos serviços de Atendimento Permanente CUF.



Uso de Máscaras Segurança CUF
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Limpeza espaços segurança CUF