Quality

As the market leader in healthcare provision, CUF is committed to the guiding principles of sustainable development.

Respect for these principles translates into the imperative to ensure, at every moment, the creation of value at all times and therefore the satisfaction of patients, employees, shareholders and third parties with whom CUF works.

In this context, CUF follows an integrated management model that defines:

Healthcare delivery

A prestação de cuidados de saúde, de acordo com as melhores práticas, a excelência tecnológica, e a mais recente e comprovada evolução científica na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico da doença, sustentada na obtenção de resultados clínicos, periodicamente monitorizados e reavaliados face aos objetivos e metas definidos.

Um modelo de prestação de cuidados assente na procura contínua de soluções para dar resposta às necessidades dos nossos clientes.

Patient safety

A manutenção de um programa transversal para a Gestão do Risco Clínico e Não Clínico, que estabelece e prioriza ações para identificação de potenciais riscos e prevenção da sua ocorrência, reforçado pela implementação das recomendações de boas práticas, por forma a eliminar danos desnecessários decorrentes da prestação de cuidados de saúde.

Information security

A proteção da Informação, como suporte à eficiência do serviço prestado aos seus clientes, assente na integridade, disponibilidade dos sistemas e infraestruturas de informação e na confidencialidade dos dados.

Environmental efficiency

A identificação dos aspetos ambientais resultantes da prestação de cuidados de saúde permite avaliar os impactos e priorizar as ações, tendo em vista a sua minimização e controlo.

A promoção da utilização sustentável de recursos naturais, designadamente energia e água, prevenção da poluição e redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos.

Occupational health and safety

A identificação dos perigos a que os profissionais se encontram expostos, no âmbito da segurança e saúde do trabalho, tendo em vista a avaliação dos riscos e priorização de ações, garantindo a sua minimização e controlo.

A prevenção da ocorrência de lesões, incidentes, acidentes e doenças profissionais.

Legal requirements

O cumprimento dos requisitos legais aplicáveis em vigor, bem como outros requisitos que se subscreva.

Continuous improvement

O estabelecimento de uma cultura de melhoria contínua que consolida a gestão dos processos, e promove a eficiência do modelo de gestão integrado.

Certifications and Accreditation

 

Pursuing its strategic goal, as reflected in the commitment established in CUF's Quality, Environment and Safety Policy, the group's hospitals and clinics have been successfully achieving certification and accreditation of their quality management systems.

  • CUF Almada Clinic - from 2017
  • CUF Cascais Hospital - from 2009
  • CUF Descobertas Hospital - from 2007
  • CUF Infante Santo Hospital - from 2007
  • CUF Mafra Clinic - from 2014
  • CUF Miraflores Clinic - from 2015
  • CUF Porto Hospital - from 2012
  • CUF Porto Institute - from 2014
  • CUF S. Domingos de Rana Clinic - from 2016
  • CUF S. João da Madeira Clinic - from 2018
  • CUF Santarém Hospital - from 2017
  • CUF Torres Vedras Hospital - from 2009
  • CUF Viseu Hospital - from 2018

 

CUF hospitals and clinics are certified by the standard NP EN ISO 9001, in the full range of their health care services.

The certifying entity of CUF units is SGS (Société Générale de Surveillance) ICS – International Certification Services.

O Sumário Executivo do Relatório da Qualidade e Segurança Clínica de 2018 reflete o desempenho dos hospitais e clínicas CUF.