Segurança nos tratamentos em Oncologia

É seguro vir à CUF

Os tratamentos oncológicos continuam a ser realizados na CUF garantindo o melhor acompanhamento dos doentes, a continuidade do tratamento e salvaguardando sempre a segurança de doentes e profissionais de saúde. 

 

Neste contexto, foram tomadas medidas de proteção acrescida para assegurar a continuidade da prestação de cuidados nos serviços de Oncologia Médica (Hospital de Dia e Consultas), Radioterapia e Anatomia Patológica, a par de todos os serviços que se cruzam com estas áreas, nomeadamente Imagiologia, Medicina Nuclear, Internamento e Cuidados Paliativos.

Contacto atempado e personalizado

Contacto com todos os doentes com marcação de consultas ou exames ou em tratamento ativo para reforço das medidas de vigilância e resposta a outras necessidades que os doentes possam vir a ter.

Circuitos diferenciados

Nos hospitais e clínicas CUF, as áreas dedicadas ao tratamento de doentes oncológicos estão devidamente separadas das áreas de tratamento para doentes COVID-19 ou dos locais onde são triados ou testados casos suspeitos.

Admissão

Na entrada da clínica ou do hospital CUF, é realizada uma triagem de todas as pessoas, doentes e profissionais, com medição de temperatura, questionário para despiste de sintomas, higienização das mãos e atribuição de máscara

Testes regulares à COVID-19

Todos os doentes em tratamento oncológico realizam testes à COVID-19 antes do início de cada ciclo para garantir a sua segurança, a continuidade do tratamento e a segurança de todos os outros doentes e profissionais de saúde.

  1. Caso o resultado seja positivo, são seguidos os protocolos implementados de acordo com o tipo de tratamento que o doente esteja a seguir. Na grande maioria das vezes, o doente terá que interromper o tratamento em curso até o resultado ser negativo, continuando a ser acompanhado para a COVID-19 pela equipa multidisciplinar.
  2. Caso na triagem seja identificado qualquer fator de risco ou queixa clínica, será feita uma avaliação clínica e o encaminhamento adequado caso a caso.

Tranquilizar e assegurar os cuidados

A CUF disponibiliza o serviço de teleconsulta para evitar deslocações desnecessárias ao hospital ou clínica CUF nas situações em que tal é clinicamente adequado, permitindo manter o seguimento clínico atempado e regular dos doentes.

A CUF dispõe ainda do serviço LADO 24h - Linha de Apoio ao Doente Oncológico, o que contribui para um acompanhamento personalizado e próximo de todos os doentes oncológicos.

Segurança dos espaços

A CUF reforçou as distâncias de segurança nas salas de espera e nas zonas de tratamento, por forma a garantir o devido afastamento entre os doentes.  

Todos os espaços de espera e tratamento são devidamente higienizados de forma regular, evitando a propagação de infeções. 

Os horários dos serviços foram alargados e os turnos foram alternados de forma a reduzir o número de pessoas presentes em simultâneo.

Atuação clínica segura

Foram definidos protocolos clínicos de atuação de acordo com as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde para garantir a segurança de doentes e profissionais. 

Foram também estabelecidos procedimentos de segurança para a realização dos meios complementares de diagnóstico e tratamentos, sem comprometer a segurança dos doentes e dos profissionais de saúde.

Formação dos profissionais de saúde

Todos os profissionais de saúde recebem formação contínua, quer ao nível dos procedimentos de segurança no tratamento ao doente, quer a nível da correta utilização dos equipamentos de proteção.

Continuidade do diagnóstico preciso e atempado

Na Anatomia Patológica, foram reforçados os equipamentos de proteção individual dos profissionais para que seja possível continuar o trabalho de análise das amostras que chegam ao laboratório, com o objetivo de manter um diagnóstico preciso e rápido da doença oncológica.

Da mesma forma que na Anatomia Patológica, a CUF continua agora e sempre a adotar medidas para garantir que os exames de diagnóstico podem continuar a realizar-se em segurança. 

O diagnóstico atempado é fundamental para o controlo da doença oncológica. 
Por isso, a CUF e a CUF Oncologia reúnem esforços diários para que a população possa ter a resposta que necessita, sem receios de ir ao seu hospital ou clínica CUF de referência.

Nada disto seria possível sem a determinação, a entrega, a competência e o sentido de missão de todos os profissionais envolvidos, desde o corpo clínico, aos assistentes operacionais, gestores, técnicos de qualidade, administrativos, todos foram fundamentais para que os nossos doentes possam continuar os respectivos tratamentos e para que estes dias pesem menos na dura batalha que já travam contra o cancro.

 

Aos nossos doentes agradecemos a compreensão e a capacidade de adaptação e esperamos continuar a merecer, sempre, a sua confiança.

 

É seguro vir à CUF.