Unidade de Cirurgia do Joelho e Tornozelo

A Unidade de Cirurgia do Joelho e Tornozelo da CUF está na vanguarda no diagnóstico e tratamento das patologias desta área médica realizando artroplastias totais e unicompartimentais do joelho, osteotomias corretivas do fémur e tíbia, reconstrução ligamentar do ligamento cruzado anterior e posterior assim como multiligamentares com aloenxertos. A reparação e o transplante meniscal, o tratamento das lesões de cartilagem e das lesões fraturárias traumáticas fazem também parte da nossa intervenção.

 

Os tratamentos biológicos na área da medicina regenerativa com recurso a plasma rico em fatores de crescimento plaquetários autólogos, células estaminais e tratamentos médicos pouco invasivos em patologia degenerativa e traumática.

 

A identidade desta unidade é permanecer inovadora e com qualidade pensando nos nossos doentes, integrados na medicina do século XXI.

 

Áreas de Atuação:

 

  • Artroplastia total do Joelho (ou unicompartimentais)
  • Artroscopia do Joelho e Tornozelo
  • Reconstrução Ligamentares do joelho (Cruzado Anterior, Cruzado Posterior, ligamentos laterais) 
  • Osteotomias da Tíbia ou Fémur
  • Transplante de Menisco (e suturas meniscais)
  • Instabilidades Rotulianas
  • Fracturas diafisárias e distais do fémur
  • Fracturas diafisárias e proximais da tíbia e peroneo
  • Sequelas ou complicações de fracturas do fémur ou da tíbia com repercussão no joelho


 

A Unidade de Cirurgia do Joelho e Tornozelo da CUF encontra-se estabelecida no Hospital CUF Descobertas e conta com um corpo clínico que participa ativamente nas mais importantes sociedades médicas nacionais e internacionais como oradores ou formadores, publicando artigos científicos e colaborando na elaboração de livros.

 

A formação pós-graduada transmite a experiência e conhecimento da Unidade com fellowships, médicos visitantes ou organização de cursos de formação anuais nas áreas da artroscopia do joelho e tornozelo, artroplastias totais e osteotomias da tíbia.

 

A Unidade de Cirurgia do Joelho e Tornozelo, Artroscopia e Medicina Desportiva da CUF encontra-se estabelecida no Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Descobertas e é hoje uma das unidades por onde passam inúmeros internos e jovens especialistas com interesse na patologia desta região tendo em conta que é uma unidade do COT com Idoneidade Formativa dada pela Ordem dos Médicos e a nível internacional é centro de treino reconhecido como Centre of Excelence for teaching and treating pathology of the Knee pela ESSKA (European Society of SportsTraumatology, Knee Surgery and Arthroscopy).

Consultas

Veja as nossas consultas na Unidade de Cirurgia do Joelho e Tornozelo e faça a sua marcação.