Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Para mais informações consulte os nossos termos e condições. Termos e Condições Continuar

Colombo avalia ideias de 2016

junho 2017

O Open Day Colombo, que se realizou no final de maio no auditório do EcoParque de Estarreja, premiou as principais ideias da plataforma Colombo.

André Rafael Oliveira, operador de cargas da SGPAMAG, não queria acreditar quando ouviu o presidente da CUF chamá-lo para receber o primeiro prémio: um carro.

       

A sua ideia, intitulada “Dispositivo Anti-Gaivotas”, surpreendia pela simplicidade. O problema era tentar resolver o excesso de gaivotas que o pipeline da ponte cais, que tudo sujam com detritos de comida e dejetos. Além da imagem negativa, com frequência, os restos alimentares causam furos nos pneus das bicicletas e da empilhadoras – os meios de transporte usados no local.

 

E a solução, que necessariamente não poderia colocar em causa o bem-estar das aves, foi simples e engenhosa: instalar cabos metálicos ao longo de todo o pipeline. Como tinha sublinhado André Rafael Oliveira na apresentação da sua ideia, homens e gaivotas podem assim coexistir pacificamente, mas cada um no seu lugar.

 

O segundo prémio, um vale de compras no valor de mil euros, foi atribuído a José Bento pela ideia “Mangueiras de Enchimento” – que sugeriu colocar válvulas de purga na extremidade das mangueiras de enchimento nas rampas de carga de CHA, CHOL e Anilina, de forma a reduzir os riscos para os operadores e a facilitar o manuseamento.

 

Em terceiro lugar ficaram duas ideias: a “Impressora de Rascunho” da autoria de Elsa Rocha e a “Compressores C602C/D” apresentada por Carlos Oliveira e José Bento. Ambas as ideias receberam como prémio um vale de compras no valor de mil euros.A abertura deste Open Day Colombo foi feita por João de Mello, presidente da CUF, que sublinhou a importância da participação nesta plataforma de apresentação de ideias. E a partir daí, o palco foi do coordenador do Colombo, Sebastião Moutinho, que mostrou as novas funcionalidades do site.

 

Mas, além dos autores das ideias em concurso, o Open Day contou com outras presenças. Francisco Gonçalves Pereira, do Grupo José de Mello, veio apresentar o Grow – programa de inovação do Grupo, que pretende reforçar a ligação ao ecossistema das startups, apoiando e acelerando o desenvolvimento de projetos nos setores de atuação nas diferentes áreas de negócio.

 

A encerrar, antes da entrega final dos prémios e enquanto Luísa Costa, de “O Elefante na Sala”, desenhava o painel gráfico da sessão, Pedro Portela dissertou sobre a “Inovação no Limiar do Caos”.

Topo